13 Ideias Para Fazer um Jardim em Casa

Sonha em ter um jardim em casa? Acesse o blog da Construindo e Reformando para ver as sugestões de lindos e agradáveis ornamentos!

Publicado em 07/10/2015

Avalie este Artigo
4

Construir um jardim é uma maneira de aproveitar e valorizar os espaços ao ar livre. Quem tem o privilégio de ter um ambiente fresco com várias plantas pode apostar no paisagismo, técnica que faz toda a diferença. É possível mesclar e investir nas flores mais coloridas e ainda recorrer ao charme da madeira. Ao escolher o que combina com sua casa, pense no estilo que te agrada, na disposição dos espaços e no cuidado que deverá ter.

Mas também há ótimas soluções para quem não dispõem um lugar amplo ou gosta de discrição. Para te inspirar nesta busca, a Construindo e Reformando separou algumas ideias de diferentes jardins para ter em casa. Confira!

Criando um Jardim do Zero

 jardinagem-para-casa.jpg

Seja com vasos excêntricos, plantas mais viçosas ou flores exuberantes, o jardim bem feito consegue criar um ambiente incrível. É importante, antes de começar a montar, conhecer bem o local que ele vai ocupar, observar onde os raios solares incidem para ver como adaptar e valorizar o ambiente.

É primordial pensar nas plantas!

Não basta escolher a flor que mais te agrada, para ter um jardim cheio de saúde e vida você deve pensar previamente no crescimento. Pergunte para um paisagista:

- Qual a profundidade das raízes? Para ver se as plantas irão precisar de vasos ou ficarão melhor na terra;
- Precisam de espaço para crescer? Para saber se pode utilizar outras flores ao seu redor;
- Irão se reproduzir melhor em luz artificial ou natural? Sempre pensando nas condições certas para as espécies.

Decoração de Cenário

Após definir as plantas, é hora de decorar! O paisagismo surge para valorizar ainda mais o ambiente que for criado, por isso é pertinente selecionar elementos que entrem em harmonia. Alguns estilos para seguir são:

 

1) Se não tiver espaço

 jardim-vertical-casa.jpg

O jardim vertical garante contato com a natureza. A opção charmosa pode ser montada tanto na parte interna quanto externa e permite até ter uma mini-horta!

 

2) Uso de Madeira

 deck-jardim-casa.jpg

A madeira pode ser usada em decks, estrados verticais ou em móveis. Ela traz um charme bastante característico para quem gosta de um clima mais rústico e complementa o paisagismo.

3) Cactos e Suculentas

 cactos-para-decorar.jpg

É uma escolha fácil de ser cultivada, sendo ideal para quem quer deixar a casa mais bonita, mas não dispõe de muito tempo para cuidar. Existem diversos tipos de cactos e suculentas, alguns até floridos!

4) A Pérgola

 pergola-no-jardim.jpg

As pérgolas trazem um ar mais provençal e delicado. Estes elementos dispõem da possibilidade de serem construídos em diversos materiais, além de destacarem ainda mais o tema escolhido para seu jardim.

5) Uso da Luz

 luz-no-jardim.jpg

Com este recurso seu jardim chamará a atenção e será um ambiente igualmente agradável à noite. Use pontos de luz, valorizando as partes favoritas do ambiente.

6) Crie um Corredor

 corredor-com-flores.jpg

Se você não tem muito espaço, mas quer um jardim externo, crie um corredor de plantas. Além disso, você pode brincar com o piso, criando mosaicos com a grama ou as pedras no chão!

7) Divisor de Ambientes

 jardim-vertical-ambiente.jpg

Ao invés de criar uma simples repartição, traga alegria colocando opções coloridas e cheirosas para repartir os espaços da sua casa!

8) Os Móveis

 moveis-para-jardim.jpg

uso de móveis externos, como bancos ou balanços, traz um charme. Sabendo equilibrar o número de peças com o local que você criou, é possível elaborar um ambiente prazeroso para receber convidados e passar as tardes.

9) Aproveitando a Varanda

 varanda-decorada.jpg

Morar em apartamento não é desculpa para não ter flores. Os vasos grandes de plantas podem ser aproveitados em forma de arbusto. Crie jardins verticais e escolha plantas fáceis de cuidar.

10) Poços de Luz

 fechamento-de-area-poco-luz.jp

Algumas casas tem um ambiente chamado poço de luz ou estufa. Para aproveitar, você pode transformá-la em um pequeno jardim de inverno, aproveitando o chão e as paredes para plantar o que quiser!

11) As Pedras

 jardim-pedras.jpg

As pedras decorativas podem ser compradas em diferentes formatos, cores e tamanhos. Use-as tanto ao redor de plantas, para esconder a terra, para construir caminhos ou ter até pequenos oásis no centro de um gramado.

12) Aproveitando a Água

 lagos-ornamentais.jpg

Plantas e água combinam muito bem! Por isso, se você já tiver um espaço com piscina, lago ou até mesmo uma fonte, busque valorizá-lo com árvores e flores tropicais!

13) Ambiente Interno

 ambiente-interno.jpg

Um jardim também pode ser construído dentro de casas ou apartamentos. Seja verticalmente ou como uma “ilha” no centro de uma sala grande, a escolha é moderna e pode valorizar os mais diversos ambientes. Além disso, o verde das folhas contrasta muito bem com granitos e mármores.

Ficou com vontade de construir um jardim? Conte para nós o que achou das dicas!

Imagens: Pinterest e Decorando Casas


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.024 s!