A qualidade da acústica começa nos tijolos

Está pensando em criar um ambiente com acústica impecável? Então, clique e confira as dicas do blog da Construindo e Reformando!

Publicado em 02/04/2014

Avalie este Artigo
5

 

Quando você vai construir uma casa de shows, um espaço para eventos ou qualquer outro tipo de estabelecimento onde devem acontecer apresentações musicais profissionais, pensar na acústica do lugar é mais do que fundamental! Tijolos de qualidade, por exemplo, melhoram a acústica de um ambiente, e embora custem mais caro, apresentarão um resultado melhor a longo prazo.

 sala isolamento acústico

Mas como saber o que é um tijolo de qualidade para esta finalidade tão específica? Bom, comece evitando o uso de tijolos que tenham vedação ruim. O ideal é que a construção forme uma barreira contra o som, que deve ser de alta densidade. Tijolos de barro maciço ou concreto são boas opções, sem falar no tijolo celular com cápsulas de ar que são distribuídas igualmente ao longo da estrutura.

 

O som escapa, sobretudo, pelas frestas e passagens de ar. Não é necessário que elas não existam, mas a sua localização deve ser analisada por um arquiteto ou empreiteiro com experiência na execução de projetos com foco na acústica do local. Para as janelas, por exemplo, há a possibilidade de usar caixilhos acústicos, que devem ser em alumínio ou PVC – sem falar na borracha especial que deve ser utilizada para vedar melhor a saída do som.

 

Já para as portas, o ideal é escolher recursos específicos como batentes de tiras estruturadas à base de borracha (ou acessórios de vedação para a porta e o piso, como espumas especiais). Entre os cômodos internos do espaço, pode-se usar tanto alvenaria igual às externas quanto fechamento com dry wall – parede de gesso acantonado. Tudo depende dos objetivos.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

Imagem via Bol.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.024 s!