Acerte na escolha: conheça os diferentes tipos de porta

Na hora de escolher a melhor porta, dúvidas podem surgir. Ao conhecer o material e os modelos existentes, porém, a busca fica mais fácil. Saiba mais!

Publicado em 14/01/2013

Avalie este Artigo
5

Aqueles que estão construindo ou reformando seu imóvel precisam, em primeiro lugar, pesquisar. Afinal, encontrar uma empresa que disponibilize o material mais econômico, de qualidade e seguro requer tempo e paciência.

Procurar portas não é diferente. Quem deseja um modelo mais clássico, deverá escolher entre os vários tipos de madeireira do mercado, enquanto quem prefere um material diversificado terá que buscar mais a fundo um local que faça o produto desejado.

Isso também ocorre com os diversos modelos do produto que exigem atenção do consumidor para optar por aquele que melhor combine com o estilo de sua casa ou apartamento. Além disso, a porta escolhida deve ser funcional e prática. Relevante também é saber como foi feita a porta e quais os seus componentes.

portas.jpgFoto: Caged Steel

Em sua composição original, a porta possui os seguintes itens:

Folha, que é usualmente feita com uma chapa lisa para realizar a vedação da parede, e que costuma ser confundida com a própria porta;

Batente, que permite a fixação da folha e fica preso junto à abertura da parede;

Guarnição, que esconde o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente;

Maçaneta que, junto com as dobradiças e o trinco, é responsável pelo movimento da porta e seu trancamento.

Especificamente sobre os tipos de porta, estão disponíveis no mercado os seguintes modelos:

Porta de dobradiça, encontrada na maioria das casas, por ser o modelo mais comum e utilizado em qualquer lugar. Pode ser feita de madeira, alumínio e demais materiais que criam diferentes designers e padrões;

Porta articulada, geralmente utilizada como divisória em closets ou armários. Sua marca principal é ter várias dobradiças;

Porta Pivotante, frequentemente utilizada em escritórios, ela é mais larga do que as comuns;

Porta de correr, versátil e excelente para os casos quando já não há mais muito espaço sobrando na construção para uma porta comum. Este modelo utiliza um sistema deslizante e pode ser construído com madeira, vidro, metal ou PVC;

Porta sanfonada, bastante simples, ela pode ser utilizada em banheiros, escritórios, residências, como provadores e em hotéis. Este modelo é bastante popular por ser ideal para dividir espaços.

Conhecendo os tipos de porta disponíveis no mercado, é mais fácil escolher o modelo ideal para a sua construção ou reforma.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2018 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.087 s!