Calhas: aprenda como evitar problemas no telhado

Saiba como limpar calhas corretamente para evitar problemas no telhado e em sua casa. Estas e outras informações no blog do Construindo e Reformando!

Publicado em 09/07/2014

Avalie este Artigo

 

A calha é um cano entrecortado com a função de escoar toda a água pluvial que cai sobre uma construção, conduzindo à descarga ou a reservatórios de aproveitamento de água. Aqui vamos conhecer um pouco mais sobre as calhas e a sua importância em relação a vários aspectos para a melhor preservação da casa, como o seu acabamento e pintura, evitando também situações mais complicadas como umidade e erosões, por exemplo.

 

A instalação da calha pode ser realizada por um profissional ou pelo próprio morador da residência, contanto que este tenha conhecimentos em relação ao manual técnico de como proceder. O material mais comum utilizado na criação de calhas são canos de PVC. O produto também pode ser encontrado em zinco, amianto e metálico.

 calhas

Para não haver problemas tanto no exterior como no interior da casa é importante manter as calhas limpas periodicamente, de preferência no final da estação seca e no final da estação das chuvas.

 

Dica: fique atento caso a casa possua árvores muito próximas, neste caso, a limpeza deve ocorrer mais vezes evitando assim o seu entupimento. Para realizar a higienização adequada, certifique-se de ter em mãos: escada, luvas de borracha, pá de plástico, balde ou sacola para retirada de sujeira.

 

Após a limpeza, introduza uma mangueira com forte jato de água para que terra, areia e pequenas sujeiras saiam das calhas. Acessórios como uma grelha flexível e caixa de inspeção são boas opções, mas ainda assim precisam de manutenção.

 

Imagem via Construdeia


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.027 s!