Como adaptar a casa para idosos

Saiba como adaptar a sua casa para prevenir acidentes e quedas com os idosos! No blog do Construindo e Reformando!

Publicado em 17/12/2014

Avalie este Artigo

Como sabemos, as pessoas ao atingirem determinada idade tem mais dificuldade de se locomover, e na própria casa é necessário que se tenha cuidados especiais para que não ocorra nenhum acidente grave, como quedas, que podem acontecer com mais frequência em idades avançadas.

 

Veja algumas dicas para prevenir esse tipo de acidente dentro de casa:

 

Na sala de estar, prefira móveis fortes e robustos para que deixe o idoso mais estável, de preferência numa altura em que ele possa se sentar e levantar sem dificuldades, ao passo que esse ato seja feito sem muito esforço e de forma natural. Observe se na hora de sentar ele consegue apoiar os dois pés no chão, o que facilita na hora de levantar e sentar. Tanto na sala, quanto na cozinha, prefira móveis com as quinas arredondadas.

 

Se a casa possuir escadas, opte sempre pelo corrimão dos dois lados e com indicação de onde começa a escada e onde termina, para que o idoso se locomova sem objeções. Outra dica que pode ser implementada em toda a casa é a instalação de câmeras, que podem reforçar a segurança do idoso e ainda ajuda proteger o imóvel de possíveis invasores.

segurança corrimão 

No quarto – e isso serve ainda para outros cômodos da casa – não use tapetes, eles podem ocasionar em quedas e tombos. A cama deve estar numa altura adequada para que quando o idoso levantar possa apoiar facilmente os pés no chão sem dificuldade.

 

No banheiro é necessário um cuidado especial, é o local onde mais acontecem as quedas. Coloque piso antiderrapante e barras de apoio no boxe, para que quando o idoso estiver no banho possa se apoiar. Se possível, deixe à disposição dele, dentro do boxe mesmo, um banquinho, para que ele possa se sentar caso tenha necessidade.

corrimão banheiro 

No caso das portas, indica-se o uso de maçanetas em forma de alavanca e não as que têm formato circular. No corredor, faça o mesmo que no caso do banheiro, coloque barras para que o idoso consiga se locomover sem grandes riscos. Deixe o local com boa iluminação. Se a casa tiver uma grande quantidade de degraus, substitua por rampas.

 

Em toda a casa, coloque piso antiderrapante, pode evitar possíveis acidentes indesejados. Previna, cuide do idoso que você tem em casa, um dia você será um!

 

Imagens via: vidaeestilo.terra.com.br


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2019 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.041 s!