Como conservar portas e janelas de alumínio

Publicado em 08/02/2012

Avalie este Artigo
4.1

O cuidado com a manutenção e infraestrutura de sua construção deve ser mantido mesmo após o término das obras. A atenção vale também para detalhes como portas e janelas, principalmente quando fabricados com alumínio.

A intenção é preservar esses materiais e prevenir problemas como o aparecimento de manchas e ferrugens, o que faz com janelas travem e portas comecem a ranger, causando certo incômodo aos moradores e exigindo reparações ou trocas de portas e janelas. Por isso, é necessário ficar atento a três principais fatores. São eles:

Limpeza

Certos produtos químicos são capazes de danificar o alumínio, causando manchas ou deixando a pintura opaca. Para evitar esse tipo de problema, a limpeza das portas e janelas deve ser realizada apenas com detergente e água, dispensando o uso de removedores, por exemplo.
Para limpar, utilize esponjas ou panos macios, evitando riscos causados por esponjas de aço. Nos cantos, a remoção da sujeira deve ser feita com pincéis de cerdas macias, sem o uso de facas ou objetos para raspagem.
Quanto à frequência, a limpeza das portas e janelas de alumínio deve ser realizada a cada 12 meses em zonas urbanas e rurais e a cada 3 meses em zonas marítimas ou industriais, devido a maresia e poluição.
A atenção especial vale apenas para os trilhos inferiores das portas e janelas, sendo necessário sempre remover o pó que pode acumular ali e dificultar o seu funcionamento.

Lubrificação

Para manter o bom funcionamento das articulações e roldanas das janelas e portas não se deve utilizar graxa ou óleo. Isso porque esses materiais podem causar manchas, ressecar plásticos e borrachas e ainda reduzir a vida útil daquilo que você pretende conservar. Além disso, todas as janelas de alumínio são fabricadas com uma camada de náilon auto-lubrificante, o que dispensa a utilização de qualquer produto nesse sentido.

Pintura

Caso decida fazer alguma pintura nas portas e janelas de alumínio, não se esqueça de proteger as esquadrias com fitas adesivas do tipo PVC. Fitas do tipo “crepe” não são aconselháveis, pois podem causar manchas quando utilizadas por muito tempo.
Se, mesmo com a proteção das fitas, ainda haja contato da tinta com a esquadria, a limpeza deve ser feita imediatamente. Remova a tinta fresca com um pano seco e, em seguida, utilize um pano umedecido com água e detergente neutro para completar a limpeza.
Dessa forma, você consegue prolongar a vida útil desses materiais, mantendo as portas, janelas e toda a sua construção bem conservada.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.029 s!