Como Evitar Cheiros Desagradáveis Vindos do Ralo?

Está saindo mau cheiro do ralo da sua casa e você não sabe o que fazer? Acesse o blog Construindo e Reformando e descubra como acabar de vez com esse problema!

Publicado em 02/09/2015

Avalie este Artigo

O mau odor que sai dos ralos é um incômodo comum em muitas casas e, na maioria das vezes, os moradores não sabem o que causa o cheiro desagradável. Geralmente, o odor do esgoto volta pela tubulação e espalha-se pela casa, gerando desconforto para os moradores. É aconselhável consultar um encanador ou especialista em consertos hidráulicos para que se tenha uma precisão sobre a causa do problema e o que pode ser feito. Porém, em alguns casos, é possível realizar alguns passos simples para se livrar do mau cheiro e evitar que ele volte.

mau-cheiro-ralo.jpg

O mau odor pode vir do ralo das pias ou do chão. Em ambos os casos, é importante averiguar se o ralo possui tubo sanfonado, pois esse tubo acumula uma pequena quantidade de água, o que impede que o cheiro retorne. Caso não tenha o sifão, a simples instalação desse tubo em formato de “u” pode resolver.

Há situações em que o tubo sanfonado está instalado, porém de forma inadequada. Se não formar a voltinha do cano, a passagem do odor torna-se possível. Sendo assim, basta ajeitar a forma do tubo.

Outra possibilidade pode ser acumulo de resíduos no sifão. Nesse caso, retire a tampa e limpe bem, eliminando toda a sujeira. O mau cheiro momentâneo que fica depois da limpeza pode ser solucionado com um neutralizador de odores, vendido em supermercados.

sifao-mau-cheiro-ralo.jpg

Atenção: Se o mau odor persistir mesmo com todas essas providências, é possível que os canos ou a caixa de gordura estejam entupidos. Um profissional deverá ser contratado para avaliar a rede de esgoto e sanar o problema.

Para Não Voltar Mais

Algumas medidas impedem que o cheiro volte ou que se desenvolva:

- Instalar o tubo sifão em todos os ralos;

- Evitar que cabelos e restos de comida caiam no ralo. Isso faz com que a sujeira se acumule e a drenagem da água diminua cada vez mais;

- Fazer uma limpeza nos ralos e na caixa de gordura pelo menos uma vez por ano;

- Colocar tela para os ralos do chão. Assim, é possível abri-los somente quando for utilizá-los.

Pronto para eliminar o mau cheiro da sua casa?

Imagens: Uol e Artemp.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.028 s!