Como montar uma área de lazer com churrasqueira segura em sua casa

Montar uma área de lazer com churrasqueira em seu imóvel pode ser muito mais fácil do que parece. Confira dicas e saiba como.

Publicado em 30/10/2012

Avalie este Artigo
3.6

Uma área de lazer com churrasqueira é o espaço ideal para garantir a diversão durante encontro de familiares e amigos. E este privilégio não está restrito apenas àqueles que possuem um imóvel mais espaçoso, já que existem várias formas de montar uma churrasqueira que se adéque perfeitamente em diferentes lugares, independente do tamanho.

Confira as dicas a seguir, que falam sobre os principais tipos de churrasqueira, local de instalação e medidas de segurança.

lazer.jpgFoto: Portal Tudo Aqui

Espaço 
Primeiramente, você deve pensar no espaço que tem disponível para a churrasqueira. O ideal é que ela seja instalada em um local que tenha boa circulação e que, ao mesmo tempo, proporcione conforto e liberdade de movimentação.

Para um melhor manuseio dos alimentos e utensílios domésticos que serão utilizados para o preparo do churrasco, a opção mais adequada é colocar a churrasqueira ao lado de uma pia.

Outro detalhe importante é que o local escolhido deve ser uma área protegida de fatores climáticos, como chuvas e ventos fortes. Dessa forma, mesmo em um tempo mais instável, a temperatura do equipamento e a estabilidade das chamas não serão prejudicadas.

De acordo com o aparelho adquirido, há a necessidade de utilizar energia elétrica. Portanto, verifique se na área escolhida existe um espaço reservado para o uso de equipamentos como motores para espetos elétricos, por exemplo.

Tipos de churrasqueiras 
A variedade de churrasqueias comercializadas no mercado possibilita aos mais diferentes tipos de consumidores a escolha do melhor equipamento para o espaço disponível em sua área de lazer.

As mais populares são:

- a fixa de alvenaria pré-moldada, que pode ser utilizada em casas ou varandas de apartamentos por possuir exaustão feita por chaminé;

- portátil e a carvão, que pode ser usada para assar com grelha ou espeto e vem em diferentes tamanhos;

- a gás, que possibilita a exaustão por chaminé ou por coifas semelhantes às presentes em cozinhas;

- a bafo, que vem com tampas e pode ser movida a carvão ou a gás;

- e portátil elétrica, que evita fumaça e funcionam via resistência elétrica.

Medidas de segurança 
É importante lembrar que a churrasqueira deve, antes de qualquer coisa, estar longe de objetos ou produtos inflamáveis, isso evita acidentes e situações perigosas.

No caso dos equipamentos portáteis, verifique se os mesmos estão apoiados em uma superfície firme e segura, sem esquecer também de não mudar a churrasqueira portátil de lugar depois que o fogo já estiver aceso.

O uso de luvas térmicas e utensílios com cabos longos ajudam a evitar queimaduras e transformam o churrasco em algo muito mais divertido e seguro para todos, não apenas para quem estiver preparando a refeição.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.052 s!