Como montar uma caixa de ferramentas básica

Saiba o que ter na sua caixa de ferramentas para fazer pequenos reparos. O blog Construindo e Reformando deu algumas dicas, confira!

Publicado em 24/09/2014

Avalie este Artigo
5

Ter uma caixa de ferramentas é algo importante se você não quiser depender de alguém para fazer pequenos reparos dentro de casa. Itens como um parafuso solto na porta do armário, a porta com mau jeito, peças soltas em geral e outros problemas podem surgir no dia-a-dia e são facilmente solucionados com as ferramentas certas.

 

Para montar um kit básico, o recomendado é que a compra das peças seja feita aos poucos, conforme a necessidade. Assim, você terá itens dos quais realmente necessita e vai usar. Mas, para dar uma mãozinha, aqui vai uma lista do que adquirir:

 

1. Chave de fenda

 jogo chave de fendas

A chave de fenda possui a ponta mais fina e chata e é sempre útil em seus vários tamanhos. Entre as mais usadas está a com haste fina, média com menos de um centímetro de diâmetro e grande.

 

2. Chave phillips

 

Essa é igual a chave de fenda, mas ao invés da terminação chata, ela possui uma cruz. Também é recomendado ter diferentes tamanhos dela.

 

3. Chave teste

 chave-teste

Essa chave é usada para verificar se a corrente elétrica de um lugar está realmente desligada ou qual é o fio fase de uma tomada. Ela previne que acidentes e erros ocorram.

 

4. Alicate universal

 

O alicate universal é útil para cortar fios e apertar ou dobrar qualquer item. O tamanho é sempre padrão, mas há modelos com cabos isolados, que se mostra um diferencial recomendado.

 

5. Martelo

 

O martelo em um kit básico deve ser leve e resistente, portanto, os modelos denominados como “de unha” são os mais indicados. Eles são menores e servem para pequenos reparos, uma das extremidades possui terminação bifurcada que é ideal para a remoção de pregos e alguns parafusos.

 

6. Arcos de serra

 arcos de serra

Esse item serve para cortar canos de PVC, madeira e até alguns materiais metálicos, como alumínio ou aço. É recomendável que seja adquirido um arco desmontável, pois é possível trocar somente a serrinha de acordo com o material que será trabalhado.

 

7. Fita Isolante e veda-rosca

 

A fita isolante serve para vedar fiação elétrica e a veda-rosca para consertos hidráulicos.

 

8. Cola plástica

 

Serve principalmente para colar canos PVC.

 

Itens extras


Os itens extras são aqueles que podem ser dispensados, mas em um ocasião ou outra é sempre bom ter em mãos. Entre eles estão a trena, que é bastante útil para conseguir maior precisão, uma tesoura especial para a sua caixa de ferramentas e é claro um local para guardar todas as ferramentas devidamente organizadas.

 

Se você já tem a sua, qual item mais é indispensável na sua opinião?

 

Imagens: Magazine Luiza, Antenas Tibagi e Loja do Mecânico.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 16/11/2014 às 14:11

    5 otimo eletricista


© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.025 s!