Conheça a melhor forma de integrar ambientes

Quer saber como integrar sua casa ou apartamento? Confira as dicas no Construindo e Reformando.

Publicado em 25/03/2015

Avalie este Artigo

É comum encontrar, em muitas casas, divisões entre os cômodos, mas nem sempre as construções têm espaço suficiente para isso. Assim sendo, uma boa opção para quem mora em casas ou apartamentos apertados é integrar ambientes – alguns acessórios e toques especiais também podem proporcionar a sensação de casa maior. Confira as dicas para tornar os seus espaços mais funcionais!

Integrando

É possível unir a cozinha com a sala, transformando-as na famosa cozinha americana. Outra opção é juntar o quarto com o banheiro; sem a parede, a suíte ficaria maior e sobraria mais espaço para o banheiro. Para os apartamentos, é interessante aumentar o espaço de interação agregando a sala com a varanda; além de o ambiente ficar mais iluminado, a sala teria uma janela maior.

sala-cozinha-integrada.jpg

Reforma ou construção

Quem pretende reformar, precisa lembrar que não basta derrubar qualquer parede, é necessário consultar profissionais na engenharia para saber qual parede pode ser derrubada sem que a estrutura da casa seja afetada. Pra quem vai construir, vale planejar desde a planta do imóvel: aqueles ambientes que ficariam pequenos poderiam virar apenas um, ampliando os espaços de interação.

Dica: No lugar da parede, pode-se colocar vidro ou porta de correr. No caso do vidro, basta colocar uma cortina, ou então fechar a porta se quiser mais privacidade.

quarto-banheiro-integrado.jpg

Cores

As cores são importantes na hora de criar a sensação de amplitude. Ao pintar as paredes, prefira cores neutras e invista em alguns objetos coloridos. Se usados com criatividade, papéis de parede e texturas também podem auxiliar na integração do ambiente. Pisos estampados ou de cores fortes podem causar o aspecto carregado e gerar o efeito contrário, então, assim como a parede, prefira pisos neutros.

Móveis e acessórios

Fazer móveis sob medida é uma solução interessante, já que eles serão calculados para caber em cada ambiente de forma organizada. Estantes vazadas são uma boa opção para dividir os cômodos, sem perder a interação. Quanto ao sofá, prefira um modelo e de acompanhamento poltronas pequenas. Dois sofás ou um sofá com muitos lugares podem ocupar todo o espaço disponível.

sala-espelho.jpg

Adote eletrodomésticos compactos. Televisões com suporte para parede, fogões cooktop, notebooks e tablets são alguns dos eletros que auxiliam quem tem pouco espaço em casa. E por último, use os espelhos para proporcionar a impressão de casa espaçosa. Com o reflexo, eles criam a noção de casa maior e refletem bem a luminosidade da casa.

Seja qual for a opção de integração, o importante é tornar a casa um lugar mais espaçoso e alegre. Escolha as opções que melhor se encaixam em suas necessidades e amplie seus espaços sem medo!

Fotos: Freshome, Tretando e Portal Tudo Aqui.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2019 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.043 s!