Conheça o tijolo ecológico e suas vantagens

Publicado em 16/02/2012

Avalie este Artigo
5

Também chamado de tijolo solo-cimento, o tijolo ecológico define-se como uma alternativa sustentável para quem planeja construir ou reformar.

Feito a partir da combinação de solo, água e cimento, esse tipo de tijolo não passa pelo processo de queima no forno (comum entre os tijolos convencionais), resultando em um material que não agride o meio ambiente.

Seu preparo passa por uma prensa manual ou mecânica que chega a 6 toneladas, provando sua resistência e tornando-o mais liso e uniforme. O processo permite a construção de estruturas com encaixe perfeito, dispensando a prática de cortar o tijolo para que ele se adéque a determinadas áreas.

Tais características eliminam o desperdício de materiais de construção e ainda reduzem o tempo gasto com mão-de-obra. Afinal, a praticidade do tijolo modular proporciona um trabalho mais ágil, limpo e seguro.

Encontrado em 3 formatos, inteiro, meia e canal, o tijolo ecológico conta com uma estrutura que permite a inserção de instalações elétricas, hidráulicas e demais redes e cabos sem a necessidade de perfurações, pregos ou arames.

As tubulações são embutidas por entre os furos presentes nos tijolos, o que reduz a quantidade de cimento, por exemplo, garantindo maior economia. Além disso, essa característica faz do tijolo ecológico um material esteticamente mais atraente, já que não necessita de acabamentos, como gesso ou azulejos.

Somando a essas vantagens, esse material ainda conta com o diferencial de servir como um sistema térmico e acústico. Isso porque sua arquitetura com furos favorece a circulação do ar, forma uma proteção contra ruídos externos e diminui a umidade nas paredes.

Utilizado em qualquer tipo de construção, o tijolo ecológico é um material aprovado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), capaz de unir economia e praticidade à preservação ambiental.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2018 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.027 s!