Cuide da rede elétrica de sua casa com segurança

Publicado em 18/11/2011

Avalie este Artigo
4.3

Engana-se quem pensa que energia elétrica é trabalho para leigos. A eletricidade, além de possuir muitas utilidades, também é capaz de trazer dores de cabeça, se tratada por quem não entende do assunto.

Curtos-circuitos, incêndios e demais tipos de acidentes domésticos, como choques, que são capazes de provocar sérias queimaduras, podem ser evitados. Por isso, fique atento a algumas dicas de como cuidar da rede elétrica da sua casa:

  • Antes de qualquer reparo ou instalação, desligue a fonte de alimentação da energia. Por exemplo, ao trocar uma lâmpada, desligue o interruptor ou até os disjuntores.
  • Pequenos choques em eletrodomésticos são sinais de que algo está errado. Fique atento às manutenções, trocas de peças e reparos para evitar que o aparelho fique desgastado.
  • Evite sobrecarga de energia, distribuindo os aparelhos elétricos em tomadas diferentes.
  • Tenha cuidado com o chuveiro elétrico. Consertos caseiros podem ser perigosos, já que a água é um ótimo condutor de eletricidade.
  • Fios descascados, queimados e mal isolados merecem atenção. O descuido pode acarretar curtos-circuitos que podem causar incêndios.

Apesar desses cuidados, fiações, consertos e instalações são atividades que exigem muita cautela e atenção. Por isso, antes de arriscar-se, é importante recorrer a quem realmente entende do assunto. Buscar por profissionais experientes e com conhecimento técnico, como os eletricistas, é sempre a melhor opção. Afinal, a segurança da sua casa deve ser levada em primeiro lugar.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.026 s!