Decore e faça o acabamento da sua casa com cerâmica

A cerâmica, material produzido a partir da argila, é uma opção muito procurada por quem quer decorar com classe, estilo e economia.

Publicado em 06/09/2012

Avalie este Artigo
4

A cerâmica, material produzido a partir da argila, é uma opção muito procurada por quem quer decorar com classe, estilo e economia. Veja abaixo algumas informações deste produto e utilize nossas dicas para fazer a escolha certa.

Produção
A partir de um processo de produção e queima, cada peça de revestimento cerâmico passa a ter maior resistência. Além disso, durante o procedimento, o produto recebe uma camada de esmalte, que garante sua maior proteção e durabilidade.

Por ser um equipamento não combustível e resistente à luz solar (sem sofrer alterações de tonalidade, se exposto aos raios UV), a cerâmica pode suporta o contato com altas temperaturas, quando, inclusive, adquire maior resistência, dureza e rigidez.

Tipos de cerâmica
A partir do grau de absorção de água do material, as cerâmicas podem ser classificadas em porcelanatos, grés, semi-grés, semi-porosos e porosos.

O porcelanato possui grande resistência mecânica e baixa expansão por umidade, sendo indicado para ambientes de alto tráfego, por possuir igualmente maior rigidez e a baixa porosidade facilita a limpeza do produto. A absorção de água no porcelanato é igual ou inferior a 0,5 %, porém, apenas em produtos esmaltados, que recebem a cor e decoração de acordo com a aplicação de uma camada de esmalte.

azuleijos.jpgAo Vivo Net

Já o porcelanato técnico possui absorção de água igual ou inferior a 0,1 %, sendo então mais liso e escorregadio. Neste caso, sua cor e ornamentação são feitas na própria massa.

Os outros tipos de revestimentos cerâmicos possuem a absorção de água superior a 0,5 %, apresentando melhor resistência mecânica.

Tonalidade
Pelo processo de produção da cerâmica, podem ocorrer algumas falhas e modificações capazes de serem previstas, mas não evitadas. Assim, a tonalidade pode variar, mesmo que o produto tenha o mesmo formato e modelo. Por isso, ao adquirir peças de revestimento cerâmico, é recomendável a aquisição de todos os produtos provindos de um mesmo lote, para que a diferença entre uma peça e outra não seja muito evidente.

Como escolher
Por isso, na hora de escolher o melhor revestimento cerâmico para o acabamento ou para a decoração de um imóvel, o ideal é optar por artigos que possuam identificação em sua embalagem, especificando o nível de variação de tonalidade entre uma peça e outra.

Além disso, na hora de comprar a cerâmica que ajudará revestir diferentes cômodos de sua casa, é preciso ainda:

  • Dê preferência às empresas que forneçam informações relevantes na embalagem do produto e que deixam visíveis detalhes como endereço e telefone do fornecedor;
  • Reflita sobre o local onde a peça será aplicada, pois há diferentes modelos para pisos e paredes, por exemplo;
  • Ainda nesse sentido, é preciso observar a resistência da peça cerâmica. Passagem de carros, pessoas e troca da posição dos móveis requer um revestimento mais firme;
  • De acordo com a umidade do lugar, será determinado o índice de absorção do produto, capaz de possibilitar uma escolha mais segura do material ao consumidor;
  • Qualidade e estética: a partir da escolha do padrão de qualidade da cerâmica (tipo A, B e C) será igualmente possível optar por uma melhor estética de acabamento e tonalidade do revestimento cerâmico, lembrando sempre de observar levar em consideração o restante da decoração do imóvel ou do cômodo para que tudo fique em harmonia.

Dessa forma, será possível fazer o acabamento de seu imóvel e decorar diferentes ambientes, aproveitando as vantagens da cerâmica, dentre as quais se destaca a garantia de economia. 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.051 s!