Dedetização: o melhor método para controlar pragas

A dedetização é uma forma eficaz de controle químico de pragas urbanas, responsáveis por causar danos à saúde humana. Saiba mais!

Publicado em 19/10/2012

Avalie este Artigo
2

Criado especialmente para ser usado durante a Segunda Guerra Mundial, o termo dedetização surgiu a partir da substância Dicloro-Difenil-Tricoloroetano (DDT), utilizada para proteger os soldados contra insetos. Com o tempo, a fórmula original foi alterada devido ao alto grau de contaminação ambiental e toxidade que o produto possuía. Ainda assim, a denominação permaneceu e hoje se aplica a todas as substâncias usadas nos métodos de erradicação de pragas.

A dedetização pode ser chamada também de desinsetização (especial para a dizimação de insetos como cupins, baratas e formigas) e desratização (utilizado no controle químico de ratos).

Estas pragas existem há milhares de anos, mas graças à urbanização descontrolada, houve um desequilíbrio na vida natural desses animais, fazendo assim com que um ser que antes desempenhava tarefas inerentes ao ciclo natural passasse a provocar doenças e prejuízos à sociedade.

 dedetizadoras.jpgFoto: Bugman

Como método mais eficiente de controlar a infestação destas e outras pragas urbanas, a dedetização tem o objetivo de proteger a saúde e o bem-estar da população. O controle é feito a partir de um sistema que engloba ações de prevenção e correção, evitando a proliferação de roedores e insetos que possam ocasionar problemas significativos à saúde do homem.

Na hora de contratar uma empresa dedetizadora, é preciso verificar se a mesma tem certificações de parâmetro internacional, como o NBR ISSO 9000 e/ou se está filiada a associações internacionais. Isso porque nestas associações, os profissionais participam de conferências e congressos, onde debatem as técnicas vigentes e as novidades da área, mantendo seu trabalho atualizado e, consequentemente, cada vez melhor.

Já as certificações, concedidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), têm como finalidade garantir a qualidade e a segurança do serviço prestado pelas empresas dedetizadoras, além de tentar reduzir o impacto ao meio ambiente, à saúde do consumidor e à do aplicador do produto tóxico.

Outro grande diferencial de uma companhia especializada em dedetização é a presença de um responsável técnico, com comprovação oficial de sua competência para trabalhar no controle de pragas e vetores urbanos. O registro oficial, nesses e em outros casos, é emitido pelo conselho profissional da área.

Sendo assim, a dedetização, desde que feita com profissionais sérios, obtém apenas bons resultados, garantindo a melhor solução para combater pragas urbanas.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2019 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.048 s!