Artigo oferecido por:

Dicas para uso de Discos de Corte Diamantado

Publicado em 24/09/2009

Avalie este Artigo
3.8

Mesmo os discos recomendados para cortes à seco, se refrigerados a água aumentam sua vida útil. Já os discos diamantados refrigerados não podem ser utilizados à seco, ocasionando aquecimento da camada diamantada provocando quebra e perda do corte.

- Quando a velocidade do corte está caindo é porque a pressão sobre o disco é excessiva, em casos extremos pode ocasionar superaquecimento do disco e vitrificação da camada diamantada. Recomendamos que a velocidade de avanço seja otimizada, sem exercer muita pressão, sendo que o peso da máquina já exerce pressão suficiente no disco diamantado.

- Cortes rasos produzem um corte rápido e uma maior durabilidade do disco. Cortes profundos produzem um corte mais lento e uma vida útil mais curta do disco. Via de regra, é mais rápido e mais barato fazer vários cortes rasos (o chamado corte em etapas) do que um único corte profundo.

- Nos trabalhos mais demorados recomendamos que sejam efetuadas pausas para resfriar o disco, evitando superaquecimento ou danos aos diamantes.

- Quando o rendimento do disco diamantado cair, é possível reafiá-lo cortando material abrasivo (exemplo: arenito)

- Para evitar qualquer tensão sobre o disco diamantado e alcançar a maior velocidade de corte possível, é preciso trabalhar sempre em ângulo reto em relação ao material, e sempre em linhas retas. Nada de cortes em curva! Para eles somente utilize discos diamantados curvos.

- Ao trabalhar utilize sempre óculos de proteção, luva, macacão e botina, ou o que seu técnico de segurança recomendar para o trabalho.

- Montar o disco diamantado na máquina sempre no sentido de rotação correto, para obter a maior durabilidade e velocidade de corte.

- Não manusear a máquina para troca de disco com ela ligada na corrente elétrica.


Artigo criado por: Tecwork Com. De Ferramentas Ltda

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.027 s!