Diferenças entre Construtora e Incorporadora

Publicado em 05/03/2012

Avalie este Artigo
5

Quem planeja adquirir ou, até mesmo, construir seu próprio imóvel deve se familiarizar com alguns termos, profissões e empresas do setor. Nessa hora, é importante, por exemplo, saber diferenciar uma incorporadora de uma construtora para entender e acompanhar todas as etapas de seu novo empreendimento.

Construtora

Uma construtora é uma empresa cujo trabalho consiste na construção, propriamente dita, do empreendimento. Nesse caso, ela fica responsável pela execução da obra, ou seja, é a incumbida de reunir mão de obra capacitada, manusear equipamentos e utilizar os materiais necessários.

Como as construtoras não são encarregadas da parte burocrática ou planejamento da obra, é necessário que elas atuem ao lado de incorporadoras que, normalmente, contratam as construtoras para a parte prática do trabalho.

Incorporadora

As empresas incorporadoras cuidam de todas as partes do planejamento do empreendimento. São elas quem realizam as negociações e estudos acerca da viabilidade do projeto. Entre suas tarefas está a aquisição do terreno onde será feita a construção e, em grande parte dos casos, a parceria com financiadoras, construtoras, consultorias de planejamento imobiliário e empresas de pesquisa de mercado, publicidade e propaganda e arquitetura.

A união dessas empresas garante o dinheiro (financiadora), mão de obra (construtora, arquitetura), orientação (consultoria e pesquisa de mercado) e divulgação (publicidade) necessária para a realização do empreendimento, tudo isso sendo coordenado pela própria incorporadora.

Construtoras e Incorporadoras


Mesmo com funções distintas, é possível ainda que empresas atuem tanto como construtoras quanto como incorporadoras ou até financiadoras do empreendimento. Porém, para o consumidor, conhecer as diferenças entre essas áreas é imprescindível, principalmente, para que ele saiba a quem recorrer em casos de reclamações ou dúvidas.

O importante é ressaltar que, em qualquer tipo de construção, quem fica responsável pelo empreendimento é a incorporadora imobiliária, portanto, cabe ao consumidor ficar atento e optar sempre por empresas com boa reputação no mercado.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.023 s!