Escolhendo a Tinta Certa para Mudar a Casa

As cores fazem toda a diferença na decoração da casa! Quer dicas de como escolher as melhores para cada ambiente? Confira no Construindo e Reformando!

Publicado em 21/10/2015

Avalie este Artigo

Às vezes você quer dar novos ares à sua casa, mas não sabe ao certo como fazê-lo sem mudar o ambiente por inteiro. Quando não se tem dinheiro suficiente para uma mudança brusca de decoração e móveis saiba que apenas mudar a cor da tinta das paredes pode dar um visual completamente novo e inspirador ao ambiente. Deve-se ter em mente algumas informações preciosas para escolher uma cor que transmita personalidade, seja adequada ao cômodo - sem falar na qualidade e durabilidade dos produtos escolhidos.

pintar-casa.jpg

Áreas Molhadas

Para o banheiro e cozinha, por exemplo, deve-se optar pela tinta epóxi, que é voltada para essas áreas mais úmidas. Isso porque ela tem características impermeáveis e garante maior durabilidade e resistência, se desgastando com menos facilidade do que outros tipos de tinta. É fácil de ser limpa, pela sua alta resistência à abrasão, portanto um detergente é o suficiente para higienizar a área.

Ambientes Internos

Em ambientes internos como quartos, salas de estar e escritórios pode ser utilizada a tinta látex ou PVA, que é produzida à base de água, portanto, entende-se que não é necessário uma manutenção constante. Pode ser limpa com um pano úmido. Tem um preço mais econômico do que a acrílica e um visual fosco bem interessante para áreas internas.

Ambientes Externos

A tinta acrílica é a mais adequada para áreas externas, pois é mais durável do que a látex. Apesar de também ser a base de água, ela possui resinas acrílicas que garantem sua impermeabilidade em condições como chuva, exposição intensa ao sol, etc. Pode ser lavada com água e colocada sobre reboco com cal, alvenaria, gesso, cimentado, cerâmica e tijolos. Exitem nas versões fosco, semibrilho e acetinado.

tintas-para-casa.jpg

Cores

A escolha pela cor depende, em geral, única e exclusivamente do gosto e personalidade do proprietário, mas existem algumas recomendações, como optar por cores claras para cozinhas e banheiros. Lembre-se do significado das cores antes de escolher, como por exemplo: azul traz tranquilidade, vermelho pode causar irritação, amarelo transmite alegria e assim por diante.

 Dicas Gerais

- Colocar um quadro ou outro item decorativo em uma parede colorida dá mais destaque ao ambiente.

- Em um cômodo quadrado é legal pintar uma das paredes com tinta colorida para tornar assimétrico e transmitir mais leveza.

- Você pode fazer a pintura sozinha, mas a contratação de pintores se torna essencial em ambientes com paredes mais irregulares ou texturas.

- Computador e televisão devem ser posicionadas em frente a paredes claras, como o branco, para que as cores fortes não interfiram nas imagens da tela.

- Um objeto escuro em uma parede clara ou um objeto claro em uma parede escura dá impressão de que o objeto é maior.

Gostou? Compartilhe!

Imagens: MaxScalla e MdeMulher


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.024 s!