Etapas de uma construção residencial e de pequenas obras

Publicado em 14/03/2012

Avalie este Artigo
2.3

A construção de uma casa ou, até mesmo, de uma pequena obra passa por diversas etapas e envolve inúmeros profissionais.

O processo tem início com a compra do terreno onde será realizada a construção. A escolha deve considerar as condições físicas do local, como a presença de água empoçada e instabilidade do solo, e sua localização, no que diz respeito à movimentação de pessoas, comércio e funcionamento da rede de água e esgoto. Nessa hora, uma boa dica é conversar com os vizinhos e consultar informações diretamente com a Prefeitura.

O próximo passo é o desenvolvimento do projeto da construção, que deve contar com mão de obra especializada. O destaque vai para o trabalho dos arquitetos que, juntamente com os engenheiros, adéquam a obra para o terreno e orçamento estabelecido a partir de cálculos estruturais e de projetos de hidráulica e elétrica.

Para dar continuidade à obra, é chegada a hora de comprar os materiais de construção. Nessa etapa, a prioridade deve ser a qualidade dos produtos, sendo necessário pesquisar em diferentes lojas para encontrar os melhores preços e condições de pagamento.

image100.jpgFoto:Free Digital Photos.

Depois disso, é feita a contratação de mão de obra, que inclui o trabalho de pedreiros, pintores e demais profissionais da área da construção civil. A recomendação é registrar no papel todos os itens combinados, como valores, data prevista para término da obra, atividades que deverão ser desenvolvidas e pagamento do INSS.

Finalizada a parte prática, é preciso cuidar da regularização da obra junto aos órgãos públicos, entre eles o INSS, a Prefeitura e o Cartório de Registro de Imóveis. Essa última etapa reúne uma série de documentos e diretrizes, como a solicitação do Habite-se e averbação da construção no terreno. E para não haver dores de cabeça, contar com a assessoria de profissionais na área da construção é sempre uma boa alternativa.

Conhecendo e seguindo corretamente todas as etapas de uma obra, realizar a construção de sua casa ou estabelecimento comercial fica muito mais fácil.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.042 s!