Novas Alternativas de Materiais de Construção

Publicado em 21/09/2011

Avalie este Artigo
4.4

Com a necessidade cada vez maior de criar ambientes sustentáveis, ou seja, espaços que aproveitem da melhor maneira os recursos naturais e prejudiquem minimamente o meio ambiente, estão surgindo novas alternativas e novas técnicas aplicáveis na construção civil.

O destaque fica com os materiais de construção; para estruturar uma casa, por exemplo, as alternativas variam desde madeiras de reflorestamento com resinas próprias para afastar bichos como cupins, a sistemas para cobertura de aço galvanizado que já vêm pré-montados nas dimensões exatas do projeto.

Em relação à edificação, é possível encontrar no mercado muitas variedades de concreto, entre elas o concreto flexível, extremamente vantajoso por se “auto-consertar”. A estrutura desse concreto permite que ele se dobre e se quebre em lacunas bem finas, equivalentes a metade do diâmetro de um fio de cabelo humano. Dessa forma, ao sofrer algum tipo de danificação, é necessário, apenas, acrescentar água e dióxido de carbono (CO2) para consertá-lo.

Existem também novidades referentes aos tijolos, muitos são fabricados utilizando misturas de materiais recicláveis, e ainda tijolos pré-fabricados cobertos com camadas de gesso, prontos para receber pintura; em ambos os casos os painéis têm excelente isolamento acústico e térmico.

Outro material que recebeu atenção dos estudos na área de construção foram os telhados, atualmente as telhas são fabricadas de diversos materiais, incluindo PVC e alumínio, tanto um como outro feitos para refletir até 70% do calor e manter o ambiente com temperatura agradável, certos tipos de telhas permitem que sua sobreposição crie um sistema de ventilação interno.

As novidades também chegaram aos materiais utilizados para acabamento; tintas spray e tintas antimofo, fitas vedantes para amianto e metal que suportam elevadas temperaturas. Para o banheiro as inovações da área permitem economizar cada vez mais; duchas misturam ar com água para dar sensação de maior volume e as caixas de descargas, antigas vilãs da economia de água, atualmente possuem válvulas alargadas para dar maior vazão à água, algumas possuem dois sistemas de descarga, um de 3 litros e outro de 6 litros, prevendo uma economia de no mínimo 20% ao mês.

Cada vez mais inovadores e com o intuito de aumentar a durabilidade e resistência das obras, essas opções para materiais de construção são apenas alguns dos lançamentos que visam garantir imóveis onde a manutenção seja cada vez menor no futuro.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2024 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.052 s!