O que saber para fazer uma impermeabilização sustentável

Está construindo e quer uma obra mais sustentável? Então confira as dicas do Construindo e Reformando para uma impermeabilização ecologicamente correta!

Publicado em 23/04/2014

Avalie este Artigo
3

O mercado da construção civil é um dos mais valiosos quando se trata de sustentabilidade, valorizando os imóveis e obras mais recentes. Além de se preocupar com a utilização racional de itens como água, energia, espaço e material, existem alguns processos que ajudam – e muito! – a manter a obra ecologicamente correta. Um desses procedimentos é a impermeabilização de pisos e paredes.

 impermeabilização-de-pisos-e-p

Para escolher os melhores produtos para uma impermeabilização sustentável dos ambientes, vale seguir alguns passos:

  • Verifique se não há nenhuma substância danosa para o meio ambiente nos ingredientes dos produtos no momento da sua utilização;
  • Analise, também, os possíveis impactos ambientais que o produto poderá ter depois de aplicado nos ambientes – e, também, depois que terminar a vida útil do mesmo.

Como não há ainda um conjunto de normas para gerenciar a impermeabilização sustentável, a escolha dos produtos menos impactantes ao ambiente deve seguir os princípios básicos, como padrões de qualidade e eficiência. Para superfícies feitas em cimento, como concreto e alvenaria, são indicadas emulsões asfálticas, primers a base d’água ou alto sólidos (que não possuem elevado teor de materiais voláteis e perigosos na composição).

 

Procure sempre produtos que sejam à base d’água, pois costumam ser eficazes para quase todos os tipos de substratos. As emulsões acrílicas e asfálticas elastoméricas, os impermeabilizantes cimentícios, e produtos que formam redes poliméricas impermeáveis são apenas alguns dos exemplos de produtos isentos de solventes orgânicos já disponíveis no mercado.

 

Imagens: Fórum da Construção 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2019 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.065 s!