Obra por empreitada: construindo e reformando de forma segura

Existem várias formas de realizar a construção ou reforma de um imóvel. A obra por empreitada, por exemplo, apresenta algumas vantagens e diferenciais. Confira!

Publicado em 08/10/2012

Avalie este Artigo
5

O momento de reformar ou construir um imóvel pode gerar muitas dúvidas, principalmente quando o assunto é optar entre quem contratar para realizar a obra e como a mesma será feita.

Estas dúvidas aparecem principalmente por causa das várias opções que existem para gerenciar e organizar uma construção ou mesmo reforma. Por isso, é importante conhecer todas as alternativas para que a melhor decisão seja tomada. Uma das possibilidades é a obrar por empreitada, que, como qualquer outro método, possui diferenciais que podem ser vantajosos ou não, dependendo da situação.

A obra por empreitada é um dos sistemas mais utilizados e viáveis do mercado. Isso porque o proprietário, além de contratar um pacote com todos os serviços necessários à construção, poderá igualmente controlar os gastos e prever o desembolso de mais verba sempre que necessário.

Para que tudo ocorra de acordo com o esperado, contudo, o consumidor deve conferir, com a empreiteira contratada, se todos os serviços prestados estão dentro do preço acertado, assim como prazos, datas de pagamento e meios de acompanhamento do desenvolvimento do imóvel.

empreiteiras 2.jpgFoto: Free Digital Photos

A obra por empreitada é altamente vantajosa para quem tem um orçamento já fechado para construir ou reformar, já que, caso a obra tenha chances de ficar mais cara, a empreiteira deverá arcar com os custos adicionais e não previstos no contrato. Por outro lado, o consumidor tende a ficar mais distante dos prestadores de serviço, sendo que a companhia contratada tem autonomia para fazer as alterações necessárias para o bom desenvolvimento da obra em questão.

Os valores mais elevados na obra por empreitada também podem ser considerados um inconveniente para determinados proprietários. No entanto, o método garante maior tranquilidade ao contratante, que precisará apenas acompanhar o andamento da construção ou reforma, sem maiores envolvimentos ou preocupações.

empreiteiras.jpgFoto: Free Digital Photos

No caso de construções de médio porte, como uma casa, por exemplo, aconselha-se a contratação de um arquiteto ou profissional da área que possa consultar e comparar diferentes empresas, já que, analisando mais de uma opção, será possível fazer uma melhor escolha.

Além disso, vale lembrar que a companhia que apresenta menores custos pode não ser a que proporcionará melhores serviços e vantagens ao proprietário. Por isso, consultar um profissional é sempre a melhor opção antes de tomar decisões importantes, principalmente se tratando de construções e reformas, que tomam bastante tempo e dinheiro.

Dessa forma, a obra por empreitada pode ser vantajoso ao consumidor, desde que o método atenda as suas expectativas e anseios. Por isso, a importância de pesquisar e conhecer os diferentes sistemas responsáveis por desenvolver reformas e construções, independente do porte e das condições financeiras.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2019 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.075 s!