Utilizando armações de aço para construir uma casa.

Hoje em dia uma maneira pouco aproveitada de construir casas é utilizando armações de aço.

Publicado em 24/08/2012

Avalie este Artigo
5

Hoje em dia uma maneira pouco aproveitada de construir casas é utilizando armações de aço. Muitas vezes são enxergadas como obras caras e para fins comerciais. Poucos consideram, na hora de construir uma casa, utilizar armações de aço, mas muitas vezes isso se dá graças à falta de informações. Sendo geralmente ligado à arquitetura contemporânea, existem alguns preconceitos em relação às obras metálicas.

Primeiramente a preocupação acontece em relação ao preço. Imagina-se que é um tipo de construção muito mais cara, mas isso não é necessariamente verdade. O preço está ligado ao projeto e é preciso exigir do engenheiro responsável uma preocupação com a economia na hora de construir.  A dimensão, e principalmente o peso, vão influenciar no preço final da obra, já que o aço é vendido por quilo. Com um planejamento cuidadoso é possível que a construção com aço saia até mais barato do que a construção normal. É preciso estudar e aproveitar os possíveis benefícios que se pode tirar do tipo de obra como, por exemplo, planejar uma estrutura mais leve, o que vai baixar muito o custo da obra. Qualquer tipo de obra, quando mal planejada, pode acarretar em um custo maior e desnecessário, então é extremamente importante ter um bom planejamento.

Na hora de se pensar em construir com aço, assim como em qualquer outra maneira, é muito importante pensar em suas vantagens e desvantagens. É preciso pensar em qual vai ser o objetivo da obra e qual vai ser a melhor maneira de construir, a que melhor vai suprir as demandas. Se a construção for situada no litoral, por exemplo, talvez seja melhor procurar outro caminho, pois existe a grande possibilidade da armação ser danificada pela ferrugem. Já que a ferrugem é uma realidade também em área urbanas, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que isso não venha a acontecer. As peças metálicas chegam com protetor de uso industrial, porém é aconselhável a aplicação de outros produtos isolantes antes da pintura. Se a construção não pede por tinta, uma ótima opção é a utilização do aço patinável – também chamado de “Corten”. Ele é previamente oxidado, portanto não existem limitações quanto a localização da obra, podendo ser feitas na praia, no campo ou na cidade.

Uma coisa impressionante nas obras que utilizam tubos de aço é a velocidade na montagem da estrutura. Costuma variar entre 7 a 15 dias, o que é uma grande vantagem em relação às obras convencionais, que demoram meses para serem levantadas. Uma casa de concreto, por exemplo, que levaria três meses para ser montada, utilizando o aço, levaria cerca de uma semana. É possível também uma grande economia graças à racionalização de materiais e também pelo fato de que é necessária uma mão-de-obra muito menor. A limpeza e a organização na hora da obra também serão muito maiores, já que não existirão depósitos de materiais que seriam usados em obras convencionais. As obras com aço também não restringem a utilização de outros materiais, porém novamente é extremamente importante que o engenheiro responsável pela obra faça um bom planejamento e que defina bem o tipo de armação utilizado entre o fechamento de pisos e paredes.

Existem também algumas desvantagens a serem levadas em consideração. É preciso que a obra seja planejada levando em consideração todos os itens que serão utilizados. A economia também precisa ser colocada no planejamento do projeto, cuidando para que os materiais não sejam desperdiçados e que seja adquirido o que realmente será necessário. É também pouco aconselhável para construções pequenas, já que o custo provavelmente seria mais elevado do que uma construção convencional nesse caso. Um dos elementos que necessita maior atenção na hora de se construir com aço é a precisão, e para isso é necessário um planejamento minucioso da obra. O mais importante é estudar todas as possibilidades e ter certeza sobre qual vai ser a melhor para a construção. Leve em consideração as vantagens e desvantagens de uma obra metálica em relação a convencional, e boa sorte!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2019 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.032 s!