Veja Como Preparar sua Lareira para o Inverno

Veja dicas de como manter sua lareira em perfeito estado, para utilizar no inverno. Veja as dicas que o blog Construindo e Reformando separou para você!

Publicado em 20/05/2015

Avalie este Artigo

Não há dúvidas que a lareira é um charme de qualquer casa. Elas aquecem os moradores no frio, mantém os ambientes aconchegantes e são peças principais de decoração. Com o inverno se aproximando, é importante assegurar que a lareira estará em boas condições para aproveitar essa adorável estação. Confira a seguir algumas dicas de preservação de lareiras para curtir ao máximo um ambiente quentinho e acolhedor.

Manutenção e Manuseio

limpeza-lareira.jpg

Como já se sabe, a limpeza deve ser sempre levada em conta, não importa qual seja a situação. Ao longo do tempo, as lareiras tendem a ficar muito sujas e com resíduos grudados nas paredes, o que pode obstruir a saída da fumaça. Para evitar problemas posteriores e manter a higienização do local, é importante contratar uma empresa especializada para fazer a manutenção da chaminé. Elas utilizam ferramentas que visam não sujar o resto da casa, como aspiradores potentes, por exemplo.

Geralmente, a lareira vem acompanhada de um kit composto por: lenheiro para guardar as toras de madeira, tela, assoprador e a pinça. É necessário manter esses acessórios sempre em ordem e limpos, para que possam ser utilizados sem problemas, mantendo a praticidade e segurança dos moradores.

Madeira

madeira-lareira.jpg

Quanto à madeira, é importante prezar por madeiras que já estão cortadas há um bom tempo. As novas tendem a ter umidade, o que dificulta a queima. Por estarem úmidas, estão propensas a soltar mais fumaça e liberar um cheiro nada agradável.

Procedimentos Gerais

- Na hora de acender o fogo, opte por pequenos gravetos e alguma solução com álcool, mas não exagere, pois pode provocar acidentes.
- O objetivo principal da lareira é aquecer o ambiente, portanto não há necessidade de fogo alto.
- Não apague o fogo com água, pois prejudica na próxima vez que for acender e também o desenvolvimento geral da lareira. Deixe que se apague sozinho.

Depois de tomar os devidos cuidados, é só aproveitar o friozinho do inverno perto da lareira!

Fotos: dacaenergia.pt, adoodpt


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.021 s!