Versatilidade e inúmeras utilidades do Gesso

Publicado em 12/12/2011

Avalie este Artigo
3.5

Popular na construção civil, as utilidades do gesso se estendem também a outras áreas, como a medicina e o artesanato. Suas aplicações são as mais diversas possíveis e contam com vantagens que o tornam um importante recurso na elaboração dos mais variados projetos.

Por ser facilmente maleável, a opção é ideal para trabalhos minuciosos, comumente encontrados em paredes e tetos, assim como na elaboração de objetos decorativos e peças artesanais.

Aplicado na forma de sancas, barrados, rodapés e molduras, o gesso mostra-se um material versátil para obras e construções, sendo um recurso fundamental na hora de ocultar tubulações e embutir iluminações.

Além da maleabilidade, o gesso tem entre suas características a aderência, baixo custo e secagem rápida que facilita sua aplicação, sendo utilizado, principalmente, na forma de revestimentos, divisórias e forros.

Servindo também como protetor de pisos sensíveis, como o porcelanato, as aplicações do gesso proporcionam conforto, beleza e segurança, sendo tão resistentes quanto as construções com cimento e tijolos.

Leve e de fácil aplicação, o material pode ser utilizado sob diversas superfícies, permitindo a criação de diferentes formas e atendendo as expectativas de engenheiros, arquitetos, decoradores e consumidores finais.

Apesar de sua versatilidade, entretanto, o gesso requer alguns cuidados, principalmente quando utilizado em revestimentos:

- Por reagir ao cimento, em caso de umidades, o gesso só pode ser aplicado em superfícies de argamassa ou de concreto somente um mês depois da conclusão do acabamento;

- Em ambientes pouco ventilados e úmidos, o gesso pode embolorar ou mofar. Por isso, em locais com essas características predominantes, é recomendável a utilização de um sistema de pintura permeável ao ar;

- O gesso não pode ser utilizado em instrumentos ferrosos, pois o material pode causar corrosão quando em contato com o ferro.

A despeito dessas particularidades que exigem certo cuidado em sua utilização, o gesso possui muitos fatores a seu favor, tornando-se, consequentemente, uma boa opção tanto na construção quanto na decoração de qualquer ambiente.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.023 s!