Jardim de praia: plantas ideais para se cultivar no litoral

Cultivar um jardim á beira-mar pode ser um desafio, mas não é impossível e, certamente, vale á pena! Saiba quais plantas cultivar e como cuidar do seu jardim litorâneo.

Publicado em 25/02/2015

Avalie este Artigo

Conviver com o clima praiano, pode ser um desafio para muitas plantas, especialmente quando se está próximo ao mar, onde o solo arenoso, vento e a maresia são constantes. No entanto, como se observar nas arborizadas costas brasileiras, é possível cultivar um belo jardim à beira mar!

Quais plantas escolher
As plantas ornamentais nativas são as melhores opções para enfeitar seu jardim. Elas são aptas a viver no litoral, enquanto outras espécies podem ter seu desenvolvimento prejudicado. Lembre-se também de levar em conta o clima da região que você se encontra, não apenas o fato de ser no litoral! Afinal, um clima mais seco ou úmido faz toda diferença para as plantinhas. Aqui vão algumas sugestões:

 flores-jardim-de-praia

  • Árvores: Cipreste-de-monterey, Capororoca, Pitangueira, Amendoeira de praia e a Kaisuka.
  • Floridas: Onze-horas, Alpínia, Jasmim manga, Beri, Clúsia, Hibisco, Íris da Praia, Vedélia, Oleandro, Orelha-de-onça, Ixora, Quaresmeirinha, Laurotino, Petúnia e Bananeiras de jardim.
  • Grama: Esmeralda e São Carlos.
  • Palmeiras: Butiazeiro, Jerivá, Tamareira das canárias, Palmeira-triangular, Coqueiro e Areca-bambu.
  • Sem flor: Cica, Dracena-de-madagascar, Pândano espiral, Pinheiro-budista e Pinheiro-azul.

 

Começando um jardim
Ao iniciar um jardim, preste atenção ao solo: poucas plantas conseguem se desenvolver na areia, então se ela for predominante na sua residência, deverá ser substituída por terra – caso isso não seja possível, aposte em vários vasos repletos de terra adubada! Para realizar essa substituição, a presença de um especialista em jardinagem e paisagismo é indispensável. 
vento constante, comum no litoral, pode prejudicar as plantas, por isso prefira áreas mais protegidas, como atrás de muros ou da casa. Essa proteção vai evitar também a maresia.

Imagem: Fotógrafo Digital.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.055 s!