Arrumando o jardim

Publicado em 01/11/2011

Avalie este Artigo
5

Ter um belo jardim, além de proporcionar boa aparência para o exterior da casa, pode criar um ambiente mais alegre, mais aconchegante, fazendo com que os moradores se sintam bem e possam causar boa impressão às visitas.

Para conseguir esse efeito é possível seguir algumas dicas de jardinagem, uma arte que tem como objetivo criar e manter plantas para embelezar os lugares, seja um lugar público, seja um lugar privado.

Uma das dicas é a escolha das cores das plantas que irão compor o jardim. As cores possuem maneiras de atuação direta sobre homem, sendo capazes de influenciar na mudança de temperamento e humor. Por essa razão a composição das cores das plantas e flores mantém relação direta com o ambiente e com os objetivos da criação do jardim.

Dessa forma, quem quer criar um jardim que transmita paz e tranquilidade deve optar por flores e plantas de cores leves, como o azul, o verde e o amarelo esverdeado. Exemplo: hortênsias e folhagens.

Para um jardim transmitir segurança e firmeza, as flores devem ser de cores fortes e pesadas, como o roxo, o vermelho, o laranja e o amarelo. Exemplo: violetas, rosas e girassóis.  Entretanto, o amarelo e o laranja devem ser usados com cuidado, pois podem causar irritação, por transmitirem a sensação de movimentos rápidos.

Uma cor que pode ser considerada peça-chave no jardim é o branco, pois, além de combinar com todas as cores, cria a sensação de espaço mais amplo, principalmente quando próximo de plantas verdes ou de paredes coloridas, formando um contraste. As margaridas, por exemplo, podem ser usadas com essa finalidade e, também, para transmitir a sensação de frescor, pureza e relaxamento.

Para criar esses efeitos, entretanto, é preciso escolher as cores adequadamente e cuidar para não misturá-las de forma excessiva e cansativa. Por isso o ideal é, ou contratar um serviço de paisagismo, próprio para jardinagem que, além de avaliar o estado do terreno e outros pontos fundamentais para a composição de um jardim, conhece e sabe a maneira correta de fazer as combinações; ou, então, combinar as cores através de alternância de tons, como optar por plantas que trazem as variações do azul: roxo, lilás, por exemplo.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2021 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.052 s!