Paisagismo xeriscape: novo método sustentável de jardinagem

Valorização de um imóvel, economia considerável de água e sustentabilidade são sinônimos do paisagismo xeriscape. Não sabe o que é isso? Confira a seguir.

Publicado em 21/01/2013

Avalie este Artigo
3.7

paisagismo se tornou sinônimo de valorização do imóvel e beleza, principalmente entre quem aprecia uma decoração mais natural e ecológica em sua residência. Contudo, determinados lugares do mundo não podem dar-se ao luxo de gastar água durante todo o ano para manter seu jardim conservado e colorido.

Por isso, o paisagismo xeriscape tornou-se um dos mais procurados métodos. Sendo utilizado principalmente em locais com problema de seca durante determinados períodos do ano.

O xeriscape deriva de duas palavras gregas, xeros, que significa “seco” e scape, que significa “vista”. Tal conceito foi criado no final dos anos 1970/começo dos anos 1980 devido a uma seca intensa em Denver (Colorado – EUA), pela Denver Water.

 

xeriscape.jpgFoto: Vida Suculenta

 

A técnica consiste em utilizar o máximo possível de plantas nativas resistentes às secas, organizando-as de forma que deixem o ambiente ao mesmo tempo bonito e economizando água. Nos Estados Unidos, o paisagismo xeriscape tem se tornado cada vez mais popular, pois de acordo com a Agência de Proteção Ambiental do país, ao menos 36 países sofrerão com a falta de água até o ano de 2013.

A atividade, no entanto, não engloba apenas o paisagismo domiciliar, pois os principais utilizadores do xeriscape são os parques e centros de jardinagem, que necessitam mais do que qualquer coisa racionar a quantidade de água utilizada em seus produtos e serviços.

 

xeriscape2.jpgFoto: Vida Suculenta

 

Mesmo sendo uma técnica extremamente vantajosa e sustentável, o paisagismo xeriscape ainda sofre um pouco de preconceito de quem não conhece de fato o método. Chamado também de “zero-scape”, devido ao pouco uso de água no jardim, muitas pessoas acreditam que a decoração do xeriscape consista apenas em pedras e cactos sem cor e vida.

Contudo, o xeriscape pode ser tão atraente e colorido quanto o paisagismo comum, desde que planejado e montado da forma correta. Mesmo tendo um custo relativamente superior, a economia de água feita ao longo de um ano pode pagar o investimento para a criação do mesmo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 14/07/2015 às 09:07

    Olá, Parabéns pelo Blog!
    Sou da empresa Gramas Com, visite nosso site e leia dicas sobre:

    Grama Natural
    Grama São Carlos
    Como Plantar Grama
    Grama Batatais
    Grama preço m2
    Venda de Gramas
    Comprar Grama
    Tipos de grama
    Gramas
    Grama Esmeralda
    Entre outros. Grande abraço!


© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.041 s!