Passo-a-Passo: Como Limpar a Caixa d'Água de Forma Correta

A limpeza da caixa d’água pode evitar problemas de saúde e assegurar a qualidade da água consumida. Saiba como limpar com o Construindo e Reformando.

Publicado em 08/06/2016

Avalie este Artigo
5

Mesmo com o tratamento fornecido pelas empresas responsáveis pelo abastecimento de água, é preciso ficar atento a certas medidas para assegurar a qualidade da água que consumimos. A instalação, manutenção e a limpeza de caixa d’água devem ser observadas de perto, sendo indispensável adotar um passo-a-passo para tais medidas  

O cuidado com a higiene e vedação de sua caixa é capaz de prevenir o surgimento de corpos estranhos no reservatório, além da entrada de insetos e, consequentemente, a possibilidade do desenvolvimento de doenças, como verminoses e infecções.

A limpeza deve ser feita cerca de duas vezes por ano, independente do tipo de caixa d’água utilizada. Para isso, portanto, é válido conferir as dicas a seguir de como limpar.


limpeza da caixa d'água

 

1. Para iniciar a limpeza da caixa d’água, separe itens como balde, panos, esponja, escova com cerdas macias, colher de sopa, pá e água sanitária.

2. A fim de evitar desperdícios, feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa um dia antes da lavagem, para que a água ali armazenada seja consumida.

3. Tome o cuidado apenas de reservar cerca de um palmo de água dentro da caixa para ajudar na limpeza.

4. Com a caixa destampada, feche a saída de água com um tampão ou pano para que a água e sujeira do fundo não desça pelo cano.

5. Comece esfregando as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova. Não utilize produtos de limpeza, pois os resíduos podem contaminar a água.

6. Remova a sujeira com panos, pá e balde e abra a saída da caixa para que a água da lavagem escorra.

Como limpar a caixa d'água


7. Abra o registro de entrada de água e encha a caixa até a metade. Feito isso, feche o registro de saída da caixa novamente.

8. É hora de fazer a sanitização do reservatório, adicionando água sanitária na caixa. A quantidade depende da capacidade, sendo usadas 10 colheres (de sopa) de água sanitária para cada 500 litros da caixa.

9. Com a água sanitária, esfregue as paredes e o fundo da caixa mais uma vez, usando esponja e escova novas e limpas.

10. Para escoar essa água e desinfetar canos e torneiras, abra a saída da caixa e libere a passagem da água. Esse conteúdo também pode ser armazenado em baldes para aproveitá-lo na limpeza de calçadas, por exemplo.

11. Lave a tampa da caixa com água corrente e tampe o reservatório.

12. Para evitar a entrada de ar no encanamento, abra as torneiras até que a água comece a sair.

13. Feito isso, abra o registro de entrada da água e deixa o reservatório encher.

14. Ao voltar a consumir a água, libere o primeiro jato da torneira para evitar o gosto de água sanitária.

Para facilitar e garantir uma limpeza de qualidade, você também pode optar por contratar profissionais e empresas capacitadas para limpeza da caixa d’água.


Pronto! Dessa forma, sua caixa d’água estará limpa e você contará com a certeza de prevenir problemas de saúde para você e sua família.

Imagens: Dona Resolve e Nova Concursos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 11/05/2017 às 20:05

    5 Ola caros amigos.
    As dicas estão corretas, mas devo lembrar que limpeza de caixa d'água pode ser feitas com intervalo maior, pois é só instalar um filtro na entrada da caixa ou no cavalete depois do relógio de medição. Quais as vantagens? Não permite que sujeira entre na caixa; Essa sujeira pode danificar os registros de chuveiro e torneira.


© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.054 s!