Saiba como escolher um portão

A escolha do portão de casa influencia na privacidade e na segurança. Saiba como escolher um portão no blog Construindo e Reformando!

Publicado em 29/04/2015

Avalie este Artigo

Além de ser a porta de entrada do lar, o portão serve como proteção e também como um toque de elegância, realçando a beleza externa da casa e o bom gosto da família. Os modelos mais comuns de portão são feitos em madeira, alumínio e ferro. Mas qual é o ideal?

O que Observar

Existem diferentes tipos de portões, como já citado foi citado acima. Há também modelos mistos de portões, onde o alumínio e o ferro aparecem em uma composição harmoniosa. Cada tipo de portão tem um modo de conservação diferente, e isso deve ser levado em conta na hora da instalação e manutenção.

Características

portão de madeira, por exemplo, é um modelo que dá uma aparência mais sofisticada ao local, mas em relação a sua manutenção, deixa a desejar. Necessita sempre ser lixado e envernizado para que permaneça mais tempo em bom estado e fique com uma aparência melhor. Assim, costumam ser mais caros.

portao-de-madeira-e-ferro-1406

Da mesma maneira que o portão de madeira, o portão de ferro, também precisa de constante manutenção e pintura para que possa suportar ao tempo sem que enferruje. Porém, esses portões são mais baratos que os de madeira.

portões-de-casas-ferro.jpg

Em vista disso, o modelo mais indicado é o feito de alumínio. Por ser resistente e não oxidável, pode ser utilizado no litoral, já que seu material possui uma durabilidade maior, não necessitando de constante manutenção. O custo do portão de alumínio é relativamente baixo quando comparado aos outros portões.

portao-de-aluminio.jpg

Formatos

Outra coisa que deve ser observada na hora de instalar o modelo escolhido são: sua forma de abertura, dimensões e altura – já que essas especificações podem interferir no desempenho do portão. Existem diferentes tipos de aberturas, como por exemplo os de correr, os de abrir, os basculantes e pivotantes. O deslizante costuma ser o mais utilizado, mas quando não há muito espaço para a porta lateral, utiliza-se o basculante.

O importante é que o portão seja de acordo com a casa e, ao mesmo tempo, conserve a privacidade dos moradores. Escolha com isso em mente e acerte em cheio!

Imagens: Decorando Casas, Uol e Construdeia


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.021 s!