Antes mesmo de dar início a uma nova construção e/ou reforma, é preciso estar bem amparado por profissionais experientes no assunto. Nessa hora, surge a possibilidade da contratação de uma empreiteira, cuja função é organizar, executar e acompanhar todas as etapas do projeto em questão.
Para fechar negócio, no entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes, capazes de sinalizar a idoneidade da empresa e prevenir futuros aborrecimentos. Quer conferir algumas dicas a respeito? Então, leia o post completo!
1. Atendimento: engana-se quem pensa que na hora da contratação, basta apenas a promessa da boa realização do serviço. O contato direto com o cliente é essencial, pois fornece indícios de como serão mediadas as futuras negociações e, até mesmo, como seria caso ocorressem pequenas falhas durante o andamento da construção e reforma.
2. Referências: busque por pessoas que já tenham contratado a empreiteira de obras e que possuem prioridade para falar a respeito da prestação de serviços da empresa. Solicite sugestões de contatos próximos e procure esclarecer suas dúvidas, em um primeiro momento, com quem já esteve no papel de cliente.
3. Avaliação no mercado: além de seus contatos mais próximos, pesquise também em sites especializados, lojas de materiais de construção, revistas do nicho, jornais, fóruns, páginas de redes sociais e qualquer outro meio onde seja possível obter informações sobre a empreiteira de seu interesse.
4. Concorrência: antes de escolher, consulte ainda as empresas concorrentes de sua opção principal. A dica é avaliar, pelo menos, três empreiteiras de obras para entender quais são as formas de trabalho adotadas por cada uma e, dessa forma, realizar comparações.
5. Pendências judiciais: consulte a situação legal da empresa através da internet ou por meio de quiosques no Tribunal da Justiça. Tenha em mãos o CNPJ da empreiteira e busque por possíveis processos e demandas na Justiça – que podem representar problemas financeiros sérios ou desqualificação da mesma.
6. Quadro de funcionários: ao pensar em selecionar uma empreiteira, verifique se ela possui um quadro variado de profissionais, incluindo operários, pedreiros, pintores, arquitetos, engenheiros e, até mesmo, pessoas no setor administrativo e de gestão. A ideia é certificar-se de que a alternativa é capaz de oferecer todo o suporte necessário para a sua construção.
7. Equipamentos: máquinas e aparelhos especiais em pleno funcionamento e bem conservados servem como sinais da credibilidade da empresa. Caso ateste algo inadequado, fique alerta e procure outra opção.
8. Documentação e normas regulamentadoras: ao contratar uma equipe, tenha a certeza de que se tratam de profissionais que cumpram todas as normas regulamentadoras para o trabalho e contem com registro no Ministério do Trabalho. Para completar, questione sobre a documentação exigida pelo Ministério do Trabalho e demais órgãos fiscalizadores.
Com base nessas recomendações, a tarefa de selecionar uma empreiteira responsável e comprometida com o seu projeto tende a ser muito mais simples. Na dúvida, conte com o Construindo e Reformando para buscar e reunir as melhores opções para você!
Imagens: Lockwood Designs / Sospitas.