Sustentabilidade e a área da construção

Sustentabilidade é um tema em pauta atualmente. Confira como isso se aplica às construções no blog Construindo e Reformando!

Publicado em 07/01/2015

Avalie este Artigo

O nosso planeta vem sofrendo as consequências das atitudes desenfreadas e destrutivas do ser humano, botando em foco a questão da sustentabilidade, e de que maneiras isso afetaria o atual andamento do mundo, na área das construções isso não foi diferente. Atualmente já é possível encontrar materiais que ajudam a tornar a construção de uma casa bem mais sustentável e, por vezes, mais barata, pois por serem materiais algumas vezes reutilizados, o custo é mais baixo.

Há boas opções de tijolos ecológicos com boa eficiência térmica, assim como tijolos de concreto reciclado, tijolo de solo-cimento e placas cimentícias. Esses materiais reduzem desperdícios, são mais leves e econômicos.

 

materiais-construcao-sustentav

 

A construção sustentável oferece opções para construir uma casa com materiais renováveis, naturais e recicláveis, ao contrário de produtos industriais, que demandam uma grande variedade de produtos químicos em sua composição, prejudicando o meio ambiente.

 

Esses materiais permitem reduzir os custos a médio prazo, e por consequência, a poluição é também reduzida.

 

Madeira é um material muito utilizado nas construções, mas a extração em larga escala e ilegal, sem devidos cuidados ambientais, traz uma preocupação com o meio ambiente. É possível optar por madeiras de reflorestamento, aquelas que têm origem comprovada na hora da compra: de onde foram retiradas, se a área da extração foi replantada através de manejo sustentável etc.

 

Na hora de construir, o que mais atrai o consumidor é a facilidade de aplicação, custo e um produto mais ecológico. Além de oferecer economia na conta de luz ou água, conforto e confiança no produto e a certeza da procedência desses produtos, que não agridem o meio ambiente e nem a carteira do consumidor.

 

Imagem: Ressoar


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2018 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.045 s!