O nosso planeta vem sofrendo as consequências das atitudes desenfreadas e destrutivas do ser humano, botando em foco a questão da sustentabilidade, e de que maneiras isso afetaria o atual andamento do mundo, na área das construções isso não foi diferente. Atualmente já é possível encontrar materiais que ajudam a tornar a construção de uma casa bem mais sustentável e, por vezes, mais barata, pois por serem materiais algumas vezes reutilizados, o custo é mais baixo.
Há boas opções de tijolos ecológicos com boa eficiência térmica, assim como tijolos de concreto reciclado, tijolo de solo-cimento e placas cimentícias. Esses materiais reduzem desperdícios, são mais leves e econômicos.
A construção sustentável oferece opções para construir uma casa com materiais renováveis, naturais e recicláveis, ao contrário de produtos industriais, que demandam uma grande variedade de produtos químicos em sua composição, prejudicando o meio ambiente.
Esses materiais permitem reduzir os custos a médio prazo, e por consequência, a poluição é também reduzida.
Madeira é um material muito utilizado nas construções, mas a extração em larga escala e ilegal, sem devidos cuidados ambientais, traz uma preocupação com o meio ambiente. É possível optar por madeiras de reflorestamento, aquelas que têm origem comprovada na hora da compra: de onde foram retiradas, se a área da extração foi replantada através de manejo sustentável etc.
Na hora de construir, o que mais atrai o consumidor é a facilidade de aplicação, custo e um produto mais ecológico. Além de oferecer economia na conta de luz ou água, conforto e confiança no produto e a certeza da procedência desses produtos, que não agridem o meio ambiente e nem a carteira do consumidor.
Imagem: Ressoar