Tipos de piso: como escolher

Publicado em 23/05/2012

Avalie este Artigo
3.8

Tipos de Piso: como escolher

Entre tantos produtos e acabamentos, encontrar as melhores alternativas para a sua reforma ou construção nem sempre é tarefa fácil. A escolha de bons materiais, no entanto, é fundamental para bons resultados, sendo necessário pesquisar pelos melhores tipos de pisos e revestimento. Mais especificamente sobre pisos, conheça os principais tipos disponíveis no mercado e acerte na escolha:

Piso de porcelanato

Resistente, durável e disponível nos mais variados tons, tamanhos e texturas, o porcelanato se destaca como uma alternativa quase impermeável e de rápida instalação. Entre os tipos mais comuns de porcelanato, estão: natural, brilhoso, mas escorregadio; acetinado, que é fosco; e rústico, que é antiderrapante, mas de limpeza mais difícil.

Piso de madeira

Considerado nobre (e mais caro), o assoalho de madeira oferece uma sensação de conforto, ideal para salas e quartos. É encontrado em diferentes tipos de madeira, como o taboão, que é térmico e durável; taco, feito de placas de madeira, em diversos tamanhos; e laminado que é a opção mais barata, resistente e de fácil instalação. A compra, porém, exige cuidados como a verificação da procedência e certificação do material, para atestar sua qualidade.

Piso de azulejo

Disponível nos mais diversos modelos, o piso de azulejo conta com muitas características parecidas com os de porcelanato. A opção, porém, é mais popular, sendo utilizada em ambientes internos e externos, e encontrada em estilos que vão do simples ao mais sofisticado. A escolha deve dar preferência para o azulejo retificado, que passa por um processo mais rígido de qualidade, com medidas alinhadas.


Floor_Tile_Installation-005.jpFoto: Free Digital Photos.

Piso de cimento queimado

Com visual rústico, o cimento queimado é mais utilizado em ambientes internos de residências, podendo ser combinado com faixas de cerâmica, ladrilhos e pedras. O piso, porém, apresenta trincas e uma espécie de efeito manchado, não sendo indicado para áreas externas, já que possui tendência a rachaduras.

Piso de borracha

Antiderrapante, acústico e capaz de absorver impactos, o piso emborrachado é indicado para ambientes internos e movimentados, como salas de ginástica e áreas de recreação infantil. A opção deve ser evitada em ambiente como o box do chuveiro, por exemplo, pois é prejudicada com o excesso de água.

Pisos de vinil 

Moderno, térmico e macio, o piso de vinil pode ser recortado no formato de desenhos, aumentando as possibilidades de uso do material. É mais usado em ambientes internos, proporcionando sensação de conforto. Normalmente fixado com cola, dispensa o uso de argamassa e também deve ser evitado em ambientes úmidos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.047 s!