Ao decidir instalar uma banheira de hidromassagem, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração. Obviamente existem vários tipos de banheiras e, optar pela mais adequada ao ambiente e a dimensão de espaço disponível pode ser uma decisão importante. Além disso, verificar a parte elétrica, hidráulica, bem como garantir o ótimo funcionamento da vedação, fiação e motor são imprescindíveis para uma banheira eficiente. Todos esses detalhes devem ser observados para evitar possíveis vazamentos na hidro.
A maior parte das banheiras dispensam conexões com encanamento, portanto, quando acontece vazamento, pode ser algum problema relacionado à vedação na hora da instalação, por isso todo cuidado é pouco. É interessante utilizar silicone, rejunte e frontão entre a borda e o mármore para que a água que espirrar seja reabsorvida e escorra pelo ralo. Veja outras dicas abaixo:
Tipos de Banheira de Hidromassagem
Os modelos de banheiras de hidromassagem variam de design, sendo desde retangulares, quadradas e as tradicionais redondas. Além disso, há opções em materiais diferentes, como vinil, acrílico, cimento, madeira, aço e até em fibra de vidro. Outra questão importante ao escolher uma banheira de hidro é a quantidade de jatos desejados, detalhes que podem tornar o banho mais revigorante. É importante se atentar à dimensão do espaço disponível para instalação da banheira, para evitar adquirir - por descuido - uma que não caiba no ambiente do banheiro.
Cuidados com a Banheira de Hidromassagem
Ao instalar a banheira de hidromassagem existem alguns cuidados importantes que devem ser considerados, como a limpeza da banheira antes de colocá-la em funcionamento. Passe um pano úmido pela banheira. Lembre-se também de nunca ligar o motor com a banheira vazia. Crie o hábito de encher até a quantidade de água desejada, sempre cobrindo os dispositivos e depois ligue. Verifique também se o dreno da banheira está tampado antes de enchê-la.
Muitas pessoas gostam de tornar o banho relaxante com o uso de sais de banho e outros produtos que geram espuma, porém, é sempre recomendado verificar o manual de instruções, pois o excesso de espuma pode causar danos a banheira.
Ao ligar o motor, utilize o direcionador de fluxo da hidromassagem para impulsionar o jato para a região desejada. Nunca obstrua os dispositivos durante o funcionamento e, se desejar, utilize a válvula de controle de ar para regular a vazão “ar-água”. Ao finalizar o banho retire possíveis resíduos de cabelo e outros dejetos.
Dicas de Limpeza para Banheira
- Seguir as instruções do fabricante garantirá maior durabilidade do produto.
- Uma sugestão simples é encher a banheira com água quente, até cobrir todos os jatos. Desligar a admissão de ar e adicionar um purificador de água adequado, deixe o jato funcionar por 10 minutos e, por fim, esvazie a banheira e enxague.
- Use produtos neutros para a limpeza diária da banheira e evite produtos fortes que possam danificar o material da hidro.
Você possui banheira de hidromassagem ou tem vontade de ter uma? Conte para gente nos comentários!
Imagens: Belas Casas e Dicas de Mulher.