Cozinhas planejadas modernas: no estilo industrial, rústico e mais!

Publicado em 15/10/2021

Avalie este Artigo
5

Cozinha

Clean, colorido e retrô são algumas das principais tendências para a cozinha.  Conheça os principais tipos de decoração e escolha seu favorito.


O que são cozinhas planejadas modernas?


Ousar na arquitetura e sair dos modelos tradicionais tem sido uma opção para quem quer uma decoração diferente porém bonita e elegante na cozinha. A aposta nos estilos industrial e rústico têm sido as principais escolhas e vêm fazendo cada vez mais sucesso da hora de escolher e reformar esse ambiente da casa. 


O que antes era considerado estranho, como desenhos brutos, instalações elétricas e tubulações aparentes, agora já não é visto com o mesmo pensamento em relação a esse estilo. Pelo contrário, o estranho virou tendência e tem sido cada vez mais adotado pelos designers de interiores, arquitetos e até mesmo pessoas que não são dessas áreas. 


Mas o que são cozinhas planejadas modernas? São ambientes que, conforme já dá para imaginar, são planejados do jeito que quiser. O moderno, tem relação com as tendências da atualidade. Ou seja, é você no comando da sua decoração. Neste artigo, apresentamos alguns exemplos para se inspirar e ter a cozinha dos sonhos. Confira.  



Estilos de cozinhas modernas para sua casa:


Se busca um estilo moderno, estiloso e com uma pegada urbana, você não vai se arrepender de apostar em alguns dos modelos que estão em alta na atualidade. Industrial, minimalista, rústico e retrô, são algumas das tendências. Mas você sabe a diferença entre elas? A gente explica para você. Confira.


Estilo Industrial


Quando se fala em estilo industrial, provavelmente você deve lembrar de tubos e fiações elétricas aparentes, afinal são essas duas decorações que mais marcam esse estilo. Entretanto, ela vai muito além desses dois toques. 


Unindo a elegância ao urbano, o estilo industrial, que tem se tornado o queridinho, valoriza as texturas, principalmente três em específico: concreto, couro e metais. As cores fortes, como preto e cinza, também estão presentes nesse tipo de decoração. 


E isso é estratégico, porque outra característica que marca esse estilo é a iluminação natural e artificial. Não é novidade para ninguém que a combinação de claro com escuro é sucesso garantido em qualquer local. 


Estilo Rústico


O estilo rústico é aquele tipo de decoração inspirado em ambientes rurais e que, eventualmente, tem uma pegada mais bruta em relação aos outros. Isso porque ele utiliza bastante dos tons escuros que remetem à madeira.


Mas não é porque ele tem essa tonalidade que não é possível ter ambientes elegantes. Pelo contrário, esse é um dos estilos de decoração mais sofisticados que se tem. Ele é a expressão da natureza, o que possibilita que você tenha autonomia para criar vários cenários. 


Móveis de madeira, plantas, objetos em cobre, artesanato e objetos em vime e rattan são presenças garantidas no estilo rústico. 


Estilo Minimalista


Você já ouviu aquela expressão de que menos é mais? Pois é, o estilo minimalista preza muito por isso, sendo essa a razão que faz com que esse tipo de decoração não exija muitas coisas nos ambientes. Quanto menos você colocar, mais próximo do objetivo do minimalismo você vai chegar. 


Contudo, não é só isso que se destaca quando falamos dele. Pelo contrário, existem outras duas características que precisam estar presentes para fazer valer o estilo. São elas: as formas geométricas e as cores claras. O minimalismo é uma das tendência mais elegantes e sofisticadas que existem. 


Estilo Retro


Para quem acha que a época do retro já passou, está completamente enganado, porque essa tendência voltou e veio com tudo. Unindo o antigo ao novo, o estilo retrô é uma releitura das decorações de anos passados, mais especificamente os anos 50, 60 e 70. 


Apesar da mistura que faz para conseguir manter sua proposta, consegue manter o belo charme, se destacando entre os demais. Por isso, não estranhe que o estilo retrô tenha cores fortes, materiais e texturas diferentes e até mesmo o uso de formas geométricas. 


Afinal, as principais características dessa decoração são: padrões geométricos, estampa floral e tons vibrantes. 


Estilo Folk


Se você gosta de cores e uma boa mistura, o estilo folk é para você. Pois ele é a junção do hippie, rústico e trabalhos artesanais. É uma tendência que vem inspirada nas tribos indígenas, nos mexicanos e no povo andino. Por isso, não estranhe, ela preza muito pelos detalhes, sendo uma forte característica da decoração. 


Tudo o que estiver presente no ambiente vai ser uma peça chave da decoração. Então, não tenha medo de fazer o mix de cores e nem se importe em combinar uma com a outra, pois nesse estilo, todas conversam e deixam um belo resultado no final. Aqui, o que importa é dar cor para os espaços e trabalhar os detalhes. 


Estilo Design


Estilo de design pode parecer um pouco estranho ao se buscar por esse nome, afinal, vamos encontrar vários modelos mais nenhum que seja exatamente ele. Isso porque, esse é um tipo de decoração que trabalha o elegante, sofisticado e charmoso ao mesmo tempo. 


Ele faz essas três ações trabalhando de forma estratégica para que uma sempre complete a outra e tenha um ponto de fuga nos cenários. Seja uma cor diferente, uma parede trabalhada, não importa, ele vai ter esse diferencial perante aos demais. Se gosta mais do tradicional e nada muito ousado, é uma boa aposta para você. 


Estilo Escandinavo


Minimalismo, simplicidade e funcionalidade são as três características que mais marcam o estilo escandinado. Com origem europeia, esse estilo foca na luminosidade e claridade dos ambientes, possibilitando uma maior entrada de luz natural. 


Os tons claros são os mais utilizados, com preferência para as tonalidades neutras como o branco, cinza e bege. Nesse estilo de decoração, tons mais escuros como o preto são mais comuns nos detalhes, como, por exemplo, nos suportes de luz. Eles são as peças chave na decoração, porque quebram a frieza do local.



Estilo Americano


Detalhes. Sem sombra de dúvida esse é o principal diferencial e característica do estilo americano. Sejam as paredes, os móveis ou até mesmo os acessórios decorativos, você vai encontrar muito detalhe nesse estilo. 


Mas, apesar disso, ele transmite conforto e versatilidade, pois conta com espaços abertos que, muitas vezes, acabam por fazer a integração de dois ambientes, normalmente sendo a sala de estar, sala de jantar e a cozinha. 


Privilegiar a entrada de luz, cores e contar com móveis de madeira, são outros pontos que marcam presença no estilo americano e fazem com que ele mantenha a sua essência. 


Características das cozinhas planejadas modernas:


Conforme brevemente apresentado neste artigo, as cozinhas modernas planejadas são aqueles ambientes que são projetados pelos arquitetos ou designers de acordo com as preferências dos clientes. Contudo, apesar de agradar os usuários, existem algumas características que vão estar presentes e fazer a diferença. 


Equipamentos de material inox


De uns tempos para cá, equipamentos de material inox passaram a ser mais fáceis de serem localizados. Isso porque a busca por esses produtos ficou em alta, já que ele dá um ar de sofisticação para os ambientes e faz a diferença em qualquer espaço que for colocado. 


Quando se pensa em cozinhas planejadas modernas é mais que normal que produtos confeccionados por esse material se façam presentes, afinal, estão em alta e são ótimos. 


Eles vão bem em qualquer estilo de decoração que escolher, entretanto, por se assemelham aos produtos de indústrias, é comum que sejam muito utilizados no estilo industrial. 


Equipamentos multifuncionais 


Já pensou contar com um equipamento que serve para mais de uma coisa? Pois é, os equipamentos multifuncionais são ótimos para qualquer decoração. Além de terem mais de uma utilidade e auxiliar na praticidade do dia a dia, eles também ocupam menos espaço, possibilitando que o seu ambiente não tenha acúmulo de coisas.


Esse tipo de produto também pode ser conhecido como peça coringa. Por que é aquela peça que vai em todos os cantos e sempre vai ser possível encontrar um lugar para acomodá-la. 


Da mesma forma que os equipamentos feitos de inox, esse daqui também pode ser usado em qualquer tipo de decoração. Mas, por darem espaço para os ambientes, não é de se estranhar que sejam utilizados no estilo minimalista e escandinavo. 


Nichos e armários


Além de espaço, outra coisa que faz total a diferença na hora que está projetando um novo cômodo ou reformando um já existente, é contar com armários e nichos. Afinal, nada melhor do que eles para guardar os utensílios de cozinha. Não é à toa que estão constantemente presentes em qualquer modelo e projeto. 


Contudo, é possível escolher essas peças de acordo com o estilo de decoração que você está trabalhando, pois elas são adaptáveis e é possível obtê-las da forma que achar melhor. Sejam grandes, coloridas, simples… vai ser possível contar com modelos que conversem com o estilo da sua cozinha planejada moderna. 


Cores 


Neutras, fortes, frias ou quentes, as cores sempre vão estar presentes nas cozinha, até porque elas fazem toda a diferença em qualquer decoração, desde a minimalista até a folk. 


Elas podem ser a decoração ou uma parte delas. Podem estar presentes em uma parede, móveis e armários, como também podem marcar presença apenas em detalhes do seu ambiente. Contudo, contar com as cores é sempre uma boa aposta para dar mais vida para o lugar e preservar o conceito de belo, elegante e sofisticado. 


Textura de madeira


Ter ambientes rústicos ou que apenas levam uma textura de madeira é uma das principais apostas. Além de deixar o espaço elegante, também fazem toda a diferença na decoração. Esse é um dos estilos que mais estão em alta e que nunca devem sair. 


A textura de madeira, assim como as cores, também pode ser utilizada em qualquer parte da cozinha planejada moderna. É possível optar por um piso que tenha aspecto de madeira, como também é possível fazer uma parede toda texturada com ela. 


Essa é mais uma das características que podem ser tanto a peça principal da sua decoração, como um simples detalhe, vai muito do que quer para o espaço. 


Iluminação


Existem vários tipos de iluminação que podem ser aplicados na cozinha planejada moderna. É possível optar pela iluminação tradicional, aquela em que colocamos luzes no teto e, para diferenciar, selecionamos um pafonier diferente para se destacar no espaço. 


Também tem a iluminação natural, quando você faz o ambiente bem aberto e com janelas para que receba luz. E a iluminação embutida em móveis - tem sido uma tendência - que ilumina pontos específicos e que, diga-se de passagem, faz toda a diferença na decoração. 


Praticidade e harmonia no local


Quando se fala em decoração não existe certo ou errado, tem o que mais se encaixa com o seu gosto e combina com o seu estilo e com o da sua casa. Dessa forma, sempre será possível ter harmonia entre as peças, móveis e a própria decoração. 


Contudo, essa não é a principal característica que precisa estar em vigor. A praticidade também precisa ser peça chave. Quanto mais contar com móveis e acessórios que auxiliem no dia a dia, melhor e mais bem aproveitado será o seu espaço.


Ilhas nas cozinha


Apesar de receber o nome de ilhas nas cozinhas, esse estilo nada mais é do que fazer um espaço no meio da cozinha. E ele pode ser tanto um suporte para o fogão embutido, como também pode ter outras funcionalidades como: ser uma pequena bancada, uma mesa entre outras coisas. 


Essa ilha na cozinha faz com que você consiga criar mais um ambiente no cômodo e possa aproveitar melhor esse espaço da casa que, muitas vezes, acaba ficando vazio a maior parte do tempo. É um jeito de valorizar o seu ambiente. 


Revestimento em paredes


Apesar de terem perdido um pouco a força em relação há uns anos atrás quando todo mundo utilizava revestimento, essa peça ainda tem sua relevância na decoração. Até porque, se não tivesse, já estaria fora do mercado. 


Mas, hoje em dia, diferente do que acontecia antes, não é mais comum utilizar revestimento na parede inteira das cozinhas, pelo contrário, é mais frequente optar por usar em apenas uma, sendo, na maioria das vezes, o local em que fica o fogão. 


Móveis clean


Os móveis clean podem tanto trabalhar mais de um estilo ao mesmo tempo, como também podem ser neutros. Por isso, é possível encontrá-los em tons claros e textura de madeira. 


Mas as peças que unem o claro com escuro ou que tem mais de uma tonalidade e textura também estão em alta, fazendo com que seja mais fácil escolher aquele modelo que mais se encaixa na sua decoração. 


Dicas para cozinha pequena


Se você tem uma cozinha pequena, a primeira coisa que você precisa saber é que não se deve utilizar cores escuras, isso porque elas reduzem o espaço, então o que já não era amplo, vai ficar ainda menor. 


Mas existem outras coisas que precisam ser levadas em consideração, como, por exemplo, ter um melhor aproveitamento dos espaços. Por isso, evite acumular muitas coisas na cozinha e dê preferência para aqueles móveis que são coringa, dessa forma, você consegue ampliar o seu espaço. 


Escolha um estilo de cozinhas planejadas modernas que melhor se encaixa com você!


De modelos mais simples e clean até os mais sofisticados e coloridos, é possível escolher o melhor estilo para a sua cozinha. Algo importante de se saber na hora que for escolher a sua decoração é que, não tem certo ou errado, melhor ou pior, tem o seu estilo e o que melhor combina com a sua casa. 

 

Não tenha medo de mudar e escolher o seu e se quiser misturar dois em um, por que não? Quanto mais parecido os ambientes forem com você, mais acomodado você vai se sentir e mais feliz vai ficar. Agora que já conhece as principais tendências, é só escolher a sua e projetar a sua cozinha planejada moderna. 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2021 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.046 s!