Modelos de Piscina: Fibra, Vinil ou Alvenaria?

Conheça os modelos de piscina e veja o que se encaixa melhor para a sua necessidade! Acesse o Blog Construindo e Reformando e confira!

Publicado em 14/12/2015

Avalie este Artigo
4.5

Ter uma piscina em casa é algo que muitas famílias desejam, principalmente num país quente como o Brasil, e escolher uma não é assim tão fácil. Existem diversos modelos de piscina e variados tipos de materiais para a sua fabricação – os três mais usados são concreto, fibra e vinil. Neste post, vamos falar um pouco de cada uma delas, para te ajudar a escolher qual piscina atende melhor às suas necessidades. Confira!


Piscina de Alvenaria

Piscinas de Concreto

São as mais tradicionais, revestidas de azulejo ou pastilhas cerâmicas. Elas são instaladas diretamente no solo e feitas sob encomenda, dando maior liberdade na escolha do tamanho, forma e cor desejada. Ela também tem uma durabilidade grande. Se for cuidada da maneira correta, pode durar até 30 anos. A desvantagem é que, comparada com outros modelos, a piscina de concreto é mais cara e as obras para sua construção são mais demoradas, além de exigir mão de obra especializada. As pastilhas ou rejuntes podem acumular algas, o que exige uma rotina de limpeza específica.

 

Piscina de Fibra de Vidro

Piscinas de Fibra de Vidro

As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas e costumam ser menos versáteis em relação às formas e tamanhos do que as de concreto e vinil. Elas são muito procuradas pela fácil instalação e pelo custo-benefício. Por serem lisas e sem protuberâncias, a limpeza é fácil e o acúmulo de algas não acontece com a mesma facilidade das piscinas de concreto. Só é necessário cuidar com o cloro em excesso, pois ele pode causar manchas. Esse tipo de piscina não pode ser esvaziado mais do que metade, pois ela quebra quando esvaziada. Sua vida útil é de aproximadamente 10 anos e apresentam baixas chances de vazamento.

 

Piscina de Vinil

Piscinas de Vinil

Geralmente construída sobre a mesma superfície da piscina de alvenaria, a principal vantagem deste tipo de piscina é que ele dispensa impermeabilização e revestimento. Isto porque o vinil já é um revestimento impermeabilizante que também funciona como acabamento, o que torna sua construção menos trabalhosa do que as piscinas de concreto. Os cuidados com esta piscina são parecidos com a piscina de fibra de vidro. Outra vantagem são as diversas opções de estampas e cores disponíveis no mercado, além da possibilidade de imprimir logos, marcas ou desenhos próprios. Sua durabilidade pode chegar até 10 anos.

 

Mesmo para quem possui pouco espaço em casa pode ter uma piscina para chamar de sua. O importante é escolher o modelo que seja melhor ao tipo de terreno disponível, a disponibilidade de tempo para limpeza e manutenção e o quanto você pode investir na instalação da piscina. Analisando as características de cada uma delas, veja a que melhor se encaixa para o que você deseja e tenha a sua piscina!

Imagens: Cocab Pools, Piscina de Fibra e Heliossol


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2021 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.012 s!